BrasilEmpreendedorismo Feminino: Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria em Mato Grosso...

Empreendedorismo Feminino: Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria em Mato Grosso do Sul

Em visita a Campo Grande, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se reuniu com o diretor superintendente do Sebrae Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, e sua equipe na sede da unidade. O encontro, realizado na quinta-feira (4), teve como foco a discussão de parcerias para incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer a autonomia econômica das mulheres.

A ministra destacou a importância de colocar as mulheres no centro da economia e do desenvolvimento, reconhecendo seu papel fundamental na construção de um futuro mais próspero. Ela assistiu a um vídeo com histórias de sucesso de mulheres empreendedoras, evidenciando como a autonomia econômica impacta positivamente suas vidas, tanto na esfera financeira quanto na pessoal.

Cida Gonçalves também salientou a necessidade de capilarizar as políticas públicas para mulheres em todo o território nacional, reconhecendo o papel crucial das Secretarias municipais e estaduais nesse processo. Ela convidou o Sebrae a ser um parceiro estratégico na implementação dessas políticas, colocando o tema na agenda de suas ações junto às autoridades.

A equipe do Sebrae MS apresentou suas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino, incluindo seus 71 pontos de atendimento, a maior cobertura do Brasil. O atendimento se concentra tanto na competitividade dos negócios quanto na sua inserção no mercado, considerando o cenário econômico.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, apresentados na reunião, revelam que a maioria dos pequenos negócios malsucedidos são liderados por mulheres. Um dos principais motivos é a “tripla jornada”, que sobrecarrega as mulheres com trabalho doméstico, de cuidados e profissional.

A unidade do Sebrae/MS também atua no combate à violência contra a mulher, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande. A iniciativa oferece recursos para promover a autonomia econômica das mulheres, possibilitando a saída de relacionamentos abusivos.

A ministra convidou os presentes a serem multiplicadores da iniciativa Brasil sem Misoginia, que visa enfrentar o ódio e a violência contra as mulheres. O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, aceitou o desafio, demonstrando o compromisso da instituição com a causa.

A ministra também participou de um encontro com servidores do Sebrae/MS, onde foi apresentado o programa Sebrae Delas. O programa tem como objetivo aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

Em março, o Sebrae e o Ministério das Mulheres firmaram um Protocolo de Intenções para promover a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. Essa parceria visa fortalecer o apoio às mulheres empreendedoras em todo o país, criando oportunidades para o desenvolvimento de seus negócios e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

*Com informações da Agência Gov

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS