Na manhã desta quarta-feira (30), uma mulher entrou nas dependências do Palácio do Planalto e, após passar pelo detector de metais, retirou suas roupas, ficando apenas de sapatos e com uma bolsa em mãos. A mulher afirmou que desejava se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que se encontrava no local para um evento sobre indústrias e sustentabilidade.
Ao ser abordada pela segurança, a mulher expressou falas desconexas, questionando “Isso é pro Lula fazer isso comigo e com a minha família?” e continuou insistindo em ser atendida pelos líderes presentes. Após ser conduzida a um banheiro, ela voltou a se vestir e foi submetida a uma avaliação inicial pelo serviço médico do Planalto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o caso foi identificado como um episódio de surto psicótico. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, acionado para prestar assistência, encaminhou a mulher, que estava sem documentos, ao Hospital de Base de Brasília para cuidados médicos mais detalhados.
Este incidente não é isolado, sendo um dos casos em que cidadãos tentaram, de maneira inusitada, manifestar-se ou obter contato direto com autoridades no Palácio do Planalto.