ColunasEducaçãoCreche Rosa do Campo: esperança para o futuro da educação infantil em...

Creche Rosa do Campo: esperança para o futuro da educação infantil em Santa Maria

A comunidade de Santa Maria celebrou a inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Rosa do Campo nesta quarta-feira (3). A nova creche, que atenderá 200 crianças de até 6 anos em tempo integral, representa um passo importante na luta contra o déficit de vagas na educação infantil no Distrito Federal.

Com um investimento de mais de R$ 4,2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o Cepi Rosa do Campo oferece uma estrutura moderna e completa para as crianças, incluindo 10 salas de aula, refeitório, pátio coberto e descoberto, banheiros, salas administrativas e multiúso, acessibilidade, estacionamento e guarita.

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância da creche para a comunidade: “Com isso, a gente dá dignidade às mulheres, que têm um local para colocar as crianças e podem ir trabalhar para ajudar na renda familiar”.

Em uma estrutura de 1.311,97 m², o projeto segue os parâmetros do programa Pró-infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 10 salas de aula | Foto: Reprodução

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou que a construção do Cepi Rosa do Campo faz parte de um esforço maior do GDF para zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. “Estamos muito felizes com mais essa entrega. A fila está a cada dia menor. Com os novos Cepis que vamos entregar chegaremos bem perto de zerar esses números”.

Atualmente, 16 outros Cepis estão em construção no DF, com um investimento total de quase R$ 92 milhões. Este ano já foram inaugurados o Cepi Sarah Kubitschek, no Sol Nascente, e o Cepi Orquídea do Cerrado, em Ceilândia.

A dona de casa Gabriela Soares, 21 anos, esperava há dois anos por uma vaga para sua filha Luna, 3 anos. “Foi uma coisa muito esperada por mim. Gostei muito. Achei muito legal e ela gostou também. Acho que vai se adaptar muito bem”, afirmou.

Yasmim Ribeiro de Souza levou a filha ao Cepi: ““Gostei bastante do espaço e, pelo que já vi, ela gostou muito também” | Foto: Reprodução

Para a pequena Maria Eduarda Duarte de Souza, 2 anos, a vaga na creche permitirá que sua mãe, Yasmim Ribeiro de Souza, 18 anos, possa buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Minha expectativa era grande. Estava doida para ela vir estudar aqui porque estou à procura de um emprego. Espero que ela continue aqui pelos próximos anos”, ressaltou Yasmim.

A inauguração do Cepi Rosa do Campo representa um marco importante para a educação infantil em Santa Maria. A creche oferece um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para as crianças, além de proporcionar às famílias a oportunidade de conciliar trabalho e vida pessoal.

Com a construção de novas creches e a ampliação da oferta de vagas, o GDF demonstra seu compromisso com a educação infantil e com o futuro das crianças do Distrito Federal.

  • Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS