A encenação da Paixão de Cristo em Planaltina, que acontece nesta sexta-feira (29), terá um esquema especial de segurança e organização para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. O Protocolo de Operações Integradas (POI) foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) em conjunto com diversos órgãos do GDF e entidades parceiras.
Uma estrutura completa, a Cidade da Segurança Pública, será montada para abrigar viaturas, equipamentos e servir como base para o efetivo policial. A partir das 6h da manhã, os policiais militares estarão no local para garantir a segurança do evento.
Dois comandos móveis da PMDF serão instalados, um na Cidade da Segurança Pública e outro no alto do morro, próximo ao local da encenação. Os comandos contarão com central de rádio e monitoramento por imagens de drones, permitindo uma rápida resposta a qualquer incidente. O uso de drones particulares no espaço aéreo da celebração será proibido.
O policiamento ostensivo será reforçado com o apoio de diversas unidades da PMDF, incluindo os batalhões de Trânsito, Cavalaria, Aviação e Rural, BPCães e BPChoque.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES) em postos de atendimento pré-hospitalar distribuídos no local da encenação. Ambulâncias e viaturas de salvamento em altura também estarão disponíveis para atender a qualquer emergência.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) disponibilizará reforço policial nas delegacias de Planaltina e Sobradinho para atender a qualquer ocorrência durante o evento.
Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, diversas intervenções serão realizadas. A DF-230 terá sentido único a partir das 12h, no trecho entre a DF-128 e a DF-130. Ao término da encenação, por volta das 21h, a rodovia terá sentido único do Morro da Capelinha até a DF-130 e duplo sentido na DF-128/BR-020.
O primeiro acesso ao Morro da Capelinha será exclusivo para pedestres e veículos credenciados. Já no segundo acesso, será permitida a entrada de ônibus e demais veículos, com orientação dos agentes de trânsito para os locais de estacionamento. Uma rota de emergência também estará disponível.
Os órgãos de trânsito recomendam que os motoristas cheguem com antecedência, observem a sinalização, o direcionamento dos agentes e estacionem em locais permitidos.
*Com informações da SSP-DF