ColunasSaúdeDose única da vacina contra o HPV: GDF amplia proteção para crianças...

Dose única da vacina contra o HPV: GDF amplia proteção para crianças e adolescentes

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início na última sexta-feira (5) à aplicação da dose única da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A medida, que segue orientação do Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal contra o vírus causador do câncer de colo de útero e outras complicações.

Pioneirismo e desafios:

O Distrito Federal foi pioneiro na oferta da vacina contra o HPV, iniciando a imunização de meninas em 2013 e de meninos em 2017. No entanto, a capital ainda está abaixo da meta de cobertura vacinal estabelecida nacionalmente. A implementação da dose única busca alcançar toda a população na faixa etária indicada, de 9 a 14 anos.

Eficácia e segurança da dose única:

A mudança para a dose única foi baseada em pesquisas científicas que comprovaram sua efetividade. “Estudos robustos mostraram que a dose única da vacina HPV pode fornecer proteção igual a duas ou três doses, em áreas com altas coberturas vacinais”, explica Tereza Luiza Pereira, chefe do Núcleo de Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Benefícios da dose única:

  • Maior adesão à vacinação;
  • Aumento da cobertura vacinal e imunidade de rebanho;
  • Oportunidade para incluir outros públicos prioritários;
  • Melhor logística e facilitação da introdução da vacina em programas de imunização;
  • Aceleração da eliminação do câncer de colo de útero.

A importância da vacinação:

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar diversos tipos de câncer, além de verrugas genitais. A vacina é uma forma segura e eficaz de prevenir essas doenças.

Mobilização da população:

Pais e responsáveis devem levar seus filhos para vacinar em uma das salas de vacinação da SES-DF. É necessário apresentar documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação.

Histórias de quem já vacinou:

Patrícia Prado, servidora pública, levou sua filha Manoela, 10 anos, para vacinar contra o HPV e a dengue. “O que me motivou a trazê-la foi a possibilidade de protegê-la do câncer de colo de útero”, destacou.

José Alberto Martins também aproveitou a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação da filha Raquel, 10 anos. “Na época que ela tomou a primeira dose ainda eram aplicadas duas doses, não tinha essa comodidade da dose única. Então resolvi trazê-la para tomar a segunda dose”, explicou.

 

Vacina contra a dengue:

O imunizante contra a dengue também está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. São duas doses, com intervalo de 90 dias.

Confira os horários de funcionamento e endereço de cada uma no site da Secretaria de Saúde (SES-DF)

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS