A vice-governadora Celina Leão fez um apelo aos pais e responsáveis para levarem as crianças aos pontos de vacinação disponibilizados no site da Secretaria de Saúde, destacando a importância da imunização contra a doença.
“O Ministério da Saúde tem acompanhado de perto os ajustes, avanços e potenciais da classificação e manejo clínico da dengue na rede pública do Distrito Federal”, disse Lucilene Florêncio, secretária de Saúde.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a necessidade de integração entre a rede pública e a rede privada de saúde, enfatizando a importância de unificar protocolos e procedimentos para um enfrentamento eficaz da doença.
O documento apresentado, baseado nos dados mais recentes sobre a dengue, destaca as mudanças nas características da doença devido à circulação de novos sorotipos mais graves. Atualmente, nove estados e o Distrito Federal estão em estado de emergência devido à epidemia de dengue.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, reforçou que a medida visa atender toda a população do DF de forma mais efetiva e organizada, ressaltando a importância de observar as condições da população atendida tanto na rede pública quanto na privada.
A reunião, que contou com representantes da rede privada, foi considerada de extrema importância para alinhar os protocolos de tratamento e atendimento aos pacientes com dengue.
Desde 25 de janeiro, o Distrito Federal está em estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue. Diversas ações foram adotadas pelo governo para combater a doença, incluindo a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, instalação de tendas de acolhimento e hidratação, mutirões de limpeza e atendimento médico, aplicação de vacinas e testagem dos casos.
Celina Leão reforçou o pedido para que as crianças sejam vacinadas contra a dengue e incentivou a população a participar dos pontos de vacinação disponíveis
*Com informações da Agência Brasília