A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) adquiriu 185 Point of Care, equipamentos que permitem diagnósticos mais rápidos de dengue. A medida, fruto de um acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), visa reduzir o tempo de espera por resultados e melhorar o atendimento aos pacientes.
O Point of Care é um equipamento portátil que realiza exames de sangue no mesmo local de atendimento, UBS ou tenda, em apenas 30 minutos. Isso significa que os pacientes não precisarão esperar horas para saber se estão com dengue, o que facilita a tomada de decisões e o início do tratamento precoce, quando necessário.
A compra dos equipamentos é estratégica para suprir um gargalo identificado no atendimento de pacientes com dengue. Atualmente, as amostras de sangue precisam ser levadas ao hospital, o que pode atrasar o diagnóstico.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca que a compra dos novos equipamentos se soma a outras medidas que estão sendo tomadas para combater a dengue no DF. Segundo ela, o número de casos está estável há duas semanas, com uma média de 4 mil atendimentos por dia.
A gravidade da dengue neste ano pode ser explicada por diversos fatores, como a circulação de um novo sorotipo (DENV-2) e a suscetibilidade da população. Mais de 80% dos óbitos ocorreram em pessoas com comorbidades e acima de 60 anos.
A SES-DF reforça a importância da prevenção da dengue. É fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como água parada em vasos de plantas, calhas e pneus. A população também deve usar repelentes e roupas que protejam o corpo.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)