O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou a conclusão da ativação da UTI Estrela-do-Mar, nova ala de terapia intensiva criada para garantir o atendimento de crianças no período de sazonalidade das doenças respiratórias. A inauguração dos últimos cinco leitos na última terça-feira (2) completou a ala, que agora conta com 10 leitos de UTI pediátrica.
A ativação da UTI Estrela-do-Mar foi gradual, com a abertura dos primeiros cinco leitos em 23 de março, seguida por mais dois em 1º de abril e os últimos dois na última terça-feira. Essa estratégia permitiu que o hospital se preparasse e adaptasse à nova estrutura de forma segura e eficiente.
Para garantir o atendimento de alta qualidade aos pacientes da nova ala, o HCB contratou 48 profissionais especializados no cuidado a crianças em estado crítico, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
“A equipe do hospital é extremamente preparada. Temos uma equipe assistencial muito qualificada de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, todos muito empenhados em prover a melhor assistência às nossas crianças”, afirma a diretora-executiva do HCB, Valdenize Tiziani.
Além dos leitos de UTI, o HCB também oferece suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por meio de telemedicina, auxiliando no atendimento pediátrico em situações críticas. Essa iniciativa garante que crianças em todo o Distrito Federal tenham acesso a cuidados especializados de forma rápida e eficiente.
A abertura da UTI Estrela-do-Mar representa um marco importante para o HCB e para a saúde pública do Distrito Federal. A nova ala aumenta a capacidade de atendimento do hospital em um período crucial do ano, reduzindo o tempo de espera por leitos de UTI e garantindo que crianças em estado grave recebam o tratamento adequado o mais rápido possível
*Com informações do HCB