ColunasSaúdeVeja 20 perguntas e respostas sobre vacinação contra a covid-19

Veja 20 perguntas e respostas sobre vacinação contra a covid-19

Imunização em combate à doença pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde do DF; ações extramuros reforçam cobertura

Com o aumento do número de casos de covid-19, a Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta para a necessidade de vacinação contra a doença e disponibiliza imunização de segunda a sexta-feira, em diversos pontos. Pessoas que nunca tomaram a dose podem iniciar o esquema vacinal primário (D1+D2) ou completá-lo com a vacina monovalente ou bivalente. Basta levar o documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Este último, caso não tenha, é possível solicitar à Unidade Básica de Saúde (UBS) do dia da dose.

As vacinas são altamente eficazes na prevenção de versões mais graves da covid-19, evitando hospitalizações e mortes. Além disso, a imunização em massa reduz a disseminação e a transmissão do vírus na comunidade. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O último boletim epidemiológico de covid-19, com dados de 11 a 17 de fevereiro, registrou aumento no número de novos casos e na taxa de transmissão. No Distrito Federal, foram notificadas 933.246 ocorrências confirmadas, com três óbitos registrados. A semana epidemiológica atual apresenta quase 2 mil casos novos em relação à semana anterior – um acréscimo de 17,5%.

Neste ano, o Ministério da Saúde estabeleceu uma dose de reforço do imunizante bivalente contra a covid-19 apenas a grupos prioritários: idosos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas privadas de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; profissionais do sistema prisional; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas imunocomprometidas; com comorbidades ou deficiência permanente (com 5 anos de idade ou mais, de acordo com a avaliação da equipe de saúde) e pessoas em situação de rua.

A covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sinais geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, sem apresentar sintomas.

*Com informações da Secretaria De Saúde Do Distrito Federal

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS