A participação feminina em cargos de liderança no mercado de tecnologia está em ascensão, porém, ainda enfrenta desafios significativos devido à predominância masculina no setor. Segundo a pesquisa Women in Technology, divulgada pela Hub Leaders, menos de 20% dos cargos nas áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres, e 47% delas citam a falta de referências e modelos femininos como um obstáculo no ambiente de trabalho dessa área.
A falta de representatividade, a disparidade salarial e o preconceito de gênero continuam sendo obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado. No entanto, muitas delas têm superado essas adversidades e alcançado sucesso na construção de empresas sólidas. Iniciativas como grupos de networking, mentoria e programas de aceleração desempenham um papel crucial ao oferecer suporte e recursos necessários para que as mulheres alcancem seus objetivos profissionais.
A seguir, examinaremos a importância das mulheres no setor de tecnologia e os principais desafios que enfrentam.
Tatiana Carvalhinha, CEO da Lidera SaaS, revolucionou o mercado de ISPs e visa ser uma referência em economia de recorrência por meio de um modelo de assinaturas. Com formação em artes plásticas, propaganda e marketing, ela optou por uma carreira em tecnologia, acumulando 20 anos de experiência em setores estratégicos como telecomunicações e ISPs. Como parte de seus planos futuros, Carvalhinha desenvolveu um marketplace com modelo de assinatura mensal para os usuários finais, visando tornar-se um hub integrado de serviços digitais.
Com um aumento de 20% na receita e um aumento de 35% na contratação de novos colaboradores, a empresa projeta dobrar esses números até 2024, totalizando 45% de crescimento, e pretende expandir para novos segmentos, como apostas, laboratórios, educação e cartões de benefícios. “Em todas as empresas em que trabalhei, sempre busquei trazer inovações fora da caixa. Isso me motiva a pensar e executar novos projetos que impulsionam uma nova economia em vários mercados, principalmente no setor de tecnologia”, afirma a executiva.
Caroline Mayer, VP da RelevanC, é responsável pelas estratégias de Retail Media do Grupo Pão de Açúcar no Brasil. Ela liderou a criação da filial brasileira da adtech RelevanC, posicionando e educando o mercado local sobre a importância do Retail Media para o setor de publicidade no varejo. Com mais de 20 anos de experiência em propaganda e marketing, incluindo 10 anos na França, Mayer também atuou como consultora para startups, auxiliando marcas na construção de estratégias de conteúdo por meio de inteligência artificial.
“Uma das características notáveis de nossa estratégia de Retail Media é nossa capacidade de compreender profundamente o perfil dos clientes e, por meio de campanhas de mídia planejadas, ativar um público altamente qualificado, mensurando com precisão os resultados em termos de vendas”, explica a VP da RelevanC.
Paula Lopes, VP Comercial da Service IT, lidera a estratégia de expansão da empresa, que prevê dobrar o faturamento até 2025. Desde 2023, Lopes é responsável pela área comercial da Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e cibersegurança. Com mais de 17 anos na companhia, ela destaca a determinação como uma característica essencial para o cargo.
“Os desafios enfrentados pelas mulheres são inúmeros. Em cargos de gestão na área de tecnologia, historicamente dominados por homens, acredito que é preciso determinação. As adversidades estão presentes, e é essencial capacitar-se, manter o respeito e conquistar a confiança, sabendo que o resto virá com esforço contínuo”, ressalta.
Alline Antóquio, diretora executiva da Gentrop, é especialista em transformação corporativa e líder de um parceiro Google Cloud no Brasil. Formada em marketing, Antóquio tem mais de 15 anos de experiência profissional na área de vendas e foi fundamental na aculturação do mercado nacional na adoção de serviços em nuvem.
“Ser mulher e líder em tecnologia na Gentrop é um desafio constante, mas também uma grande satisfação. Eu me sinto realizada em poder liderar uma equipe de alta performance, que entrega soluções de valor para nossos clientes, e em poder inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos e objetivos na tecnologia”, compartilha a diretora.
Grace Libânio, Head de negócios da Sofist, é uma líder em uma boutique brasileira especializada em serviços e engenharia de qualidade de software. Formada em relações públicas, Libânio é exemplo de superação e comprometimento, liderando um time de sete pessoas na empresa. Com 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a Sofist tem sido um exemplo de investimento em talentos femininos na área de tecnologia.
“Para mim, é gratificante olhar para dentro da Sofist e ver que metade dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, porque essa é uma realidade distante do resto do mercado”, diz Libânio. Sua trajetória profissional e seu compromisso em ajudar empresas a proporcionar experiências excepcionais aos clientes servem de inspiração para o mercado e para outras mulheres que desejam trilhar carreiras na tecnologia.