Como parte do esforço contínuo para fortalecer o atendimento aos casos de dengue, uma nova tenda de acolhimento foi entregue nesta sexta-feira (12). Desta vez, a Região Administrativa (RA) do Gama foi o local escolhido para receber a unidade, que faz parte de um conjunto de três estruturas destinadas a fornecer atendimento 24 horas no Distrito Federal (DF). A unidade foi instalada no estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG) e é uma das 11 novas tendas que serão entregues para auxiliar no combate à doença. O objetivo é desafogar os hospitais e acelerar o atendimento aos pacientes.
“Essa medida foi tomada para garantir que tenhamos atendimento noturno sem sobrecarregar nossas UPAs e hospitais, liberando essas unidades para outras especialidades. Isso tem sido importante, pois, às vezes, as pessoas chegam às tendas muito desidratadas e precisam de atendimento imediato”, afirmou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância das estruturas.
“Nossa população está recebendo um atendimento rápido, diagnósticos precisos e hidratação oportuna para garantir uma recuperação eficaz. Estamos organizando nossa rede de saúde para que as Unidades Básicas de Saúde [UBSs] [https://www.saude.df.gov.br/unidades-basicas] encaminhem pacientes sintomáticos de dengue para as tendas de atendimento”, disse a gestora.
A próxima unidade a ser entregue com atendimento 24 horas é a do Paranoá, prevista para iniciar atendimento neste sábado (13). As demais estruturas funcionarão das 7h às 19h e estarão localizadas nas regiões de Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Varjão, Plano Piloto, Areal e Vicente Pires. A ampliação da oferta de atendimento especializado faz parte das medidas emergenciais adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento à epidemia de dengue.
Serviços
Com uma área total de 400 metros quadrados, a tenda oferece triagem, consultórios, farmácia, laboratório, sala de hidratação e sala “vermelha” para casos mais graves da doença. A equipe é composta por profissionais de diferentes especialidades, como médicos (sendo um clínico geral e um pediatra), técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Calafrio, febre, dor no corpo e vômito. Esses foram alguns dos sintomas que levaram a estudante Leide Leandro, 38, a buscar assistência na tenda. “Comecei a sentir-me mal no início da semana e de lá para cá os sintomas ficaram mais intensos. Assim que cheguei aqui, fui prontamente atendida e a assistência foi excelente”, elogiou.
Para a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França, a estrutura é essencial para ofertar um melhor serviço à população. “Antes, a Atenção Primária estava dividida devido à alta demanda por casos de dengue, mas agora podemos oferecer cuidados abrangentes ao longo de todo o ciclo de vida. É ótimo poder contar com essas tendas robustas para garantir que nossos profissionais continuem prestando o melhor cuidado possível”, explicou.
Assistência contínua
Ao apresentar sintomas como dor no corpo, febre, mal-estar, dor abdominal e atrás dos olhos, o usuário pode buscar atendimento nas tendas com atendimento 24h ou em uma das nove estruturas já instaladas nas Administrações Regionais de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria, que operam diariamente, das 7h às 19h.
Informações Secretaria de Saúde do Distrito Federal