Há 33 anos, as manhãs de domingos e feriados em Brasília se transformam em um espetáculo vibrante: o Eixão do Lazer toma conta da cidade. Ao invés de carros, 14 km de asfalto se tornam um palco para famílias, amigos, atletas e artistas desfrutarem de um dia repleto de atividades, desde caminhadas e pedaladas até apresentações musicais e aulas de yoga.
Um refúgio na rotina
Para a família Medeiros, moradora da Asa Norte, o Eixão do Lazer é um escape da rotina. “É um respiro na vida cotidiana”, conta o arquiteto Valério Medeiros. “Vir para cá, participar das atividades, brincar, correr e observar as pessoas caminhando é uma espécie de escape da rotina. Quando descemos dos prédios com as crianças, elas passeiam e brincam. Ainda tem essa diversidade que alimenta e anima”, completa.
Aprovação da população
A pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) comprova a aprovação do Eixão do Lazer pela população. 94% dos entrevistados nas Asas Norte e Sul frequentam o local em algum momento e se manifestam de maneira positiva quanto à iniciativa. Mais de 50% dos frequentadores são mulheres e a maioria está na faixa etária dos 35 aos 59 anos.
Um espaço democrático
O Eixão do Lazer é um espaço democrático que acolhe a todos. Moradores de todas as regiões administrativas do Distrito Federal o procuram em busca de um lugar seguro para passear ou para a prática de exercícios ao ar livre. As amigas Graciele Mendonça e Mira Célia Reis, de Sobradinho, são frequentadoras assíduas. “Viemos caminhar, relaxar, pegar um solzinho. É um espaço bacana, familiar, com muita gente diferente, somos privilegiadas”, diz Mira Célia. Já Graciele destaca a variedade de atividades que encontra no local. “O bom daqui é que tem grupos de exercícios, pessoas pedalando, muitos produtos à venda, música e ar puro. É muito legal, tudo o que você precisa está aqui”, destaca.
Cultura e diversidade
O encanto do Eixão do Lazer vai além das atividades físicas. É um espaço de lazer e um reflexo da diversidade cultural de Brasília. É possível, durante um descanso debaixo da árvore, acompanhar as atrações enquanto os músicos de rua da cidade proporcionam uma trilha sonora eclética.
Economia local
O Eixão do Lazer também gera renda para muitos brasilienses. Há 19 anos, o vendedor Pedro Rodrigues tem seu ponto fixo no gramado, onde vende água natural, coco, refrigerantes e energéticos. “Morei muito tempo aqui na Asa Norte e precisava complementar a renda, achei um local bom aqui e, desde então, sigo com a minha banca, já tenho clientes fiéis, amizades e a venda me ajuda no sustento da família”, conta.
Um compromisso com a cultura e a economia criativa
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) acompanha de perto as iniciativas e as ações culturais no Eixão do Lazer. “Estamos comprometidos em garantir que as iniciativas culturais e econômicas sejam valorizadas e incentivadas. Reconhecemos a importância de um olhar próximo sobre as atividades culturais e econômicas criativas para garantir o sucesso deste projeto”, conclui o secretário Claudio Abrantes.
O Eixão do Lazer completa 33 anos como um símbolo da vida vibrante e diversa de Brasília. É um espaço que promove o bem-estar, a cultura e a economia local, proporcionando momentos de lazer e alegria para toda a população.
Informações Agência Brasília