O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está em obras para ampliar sua capacidade de atendimento pediátrico. A iniciativa, que faz parte do Plano de Enfrentamento para Doenças Respiratórias da Infância no DF, visa atender ao aumento da demanda durante o período mais frio do ano, quando há maior circulação de vírus causadores dessas enfermidades.
Mais Leitos e Maior Conforto
A principal mudança será a criação de seis novos leitos de enfermaria na ala pediátrica, elevando o total para 39. As novas vagas serão destinadas tanto para crianças que necessitem de procedimentos eletivos, como cirurgias, quanto para aquelas que dão entrada no HRC por meio da emergência pediátrica.
Para garantir maior conforto aos pacientes, a nova sala de internação contará com rede de gases (ar-comprimido e oxigênio), essencial para o tratamento de doenças respiratórias. Além disso, haverá espaço para acompanhantes junto a cada leito, e, se necessário, as camas poderão ser substituídas por berços.
Reforço na Estrutura e Agilidade nas Obras
“Além da abertura de novos leitos, estamos fazendo um reforço na estrutura do prédio”, explica Fellipe Diener, diretor administrativo da Região de Saúde Oeste. As obras, que estão sendo realizadas por meio de contrato de manutenção predial, têm como objetivo garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e da equipe médica.
A expectativa é de que os serviços sejam concluídos até o final de maio. Para que os trabalhos não atrapalhem a dinâmica de atendimento nas demais enfermarias pediátricas, a área está isolada durante a reforma.
Expansão da Rede Pediátrica em Todo o DF
A ampliação dos leitos pediátricos no HRC é apenas uma das medidas que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está tomando para fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente. Entre outras ações, podemos destacar:
- Ativação de 14 novos leitos de enfermaria no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib)
- Revitalização do pronto-socorro pediátrico do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
- Implantação de atendimento pediátrico 24 horas nas UPAs de São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia
- Contratação de mais 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital da Criança de Brasília (HCB)
Com essas medidas, a SES-DF busca garantir um atendimento de qualidade e humanizado para todas as crianças e adolescentes do Distrito Federal.
Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal