O desfile cívico do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, contará com um reforço especial de segurança através da atuação de cães treinados pelo Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Esses cães serão responsáveis pela detecção de possíveis explosivos, armas e drogas.
O BPCães estará presente especialmente na linha de revista pessoal, com cinco pontos de acesso ao local do desfile, todos monitorados pela PMDF. “Nossa principal função será identificar armas e entorpecentes e garantir a segurança dos visitantes”, afirma o tenente Cleiton Alves, do BPCães.
Os acessos à Esplanada serão pelas vias S1 (lateral da Catedral) e pelas escadarias dos ministérios, sendo duas acessos no lado sul e duas no lado norte. Objetos potencialmente perigosos, como objetos pontiagudos, garrafas de vidro e hastes de bandeiras, não serão permitidos no evento para garantir a segurança do público.
Além das ações do BPCães, o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizará varreduras detalhadas em toda a área da Esplanada destinada ao evento. “Nossos cães são treinados para detectar explosivos, narcóticos e armas, com treinamentos específicos realizados regularmente”, destaca o tenente.
A segurança na Esplanada será intensificada com o monitoramento por câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Desde as primeiras horas de sábado (7), o alto-comando da segurança pública do Distrito Federal, juntamente com representantes dos órgãos locais e federais, estará presente no Ciob para agilizar a tomada de decisões.
*Com informações da Agência Brasília