Nesta quarta (5) e quinta-feira (6), ocorre a IV Jornada Científica: Políticas Públicas Baseadas em Evidências, no auditório do Centro Universitário da UDF. O evento busca aperfeiçoar processos de gestão da saúde pública. Residentes, servidores e gestores da Secretaria de Saúde (SES-DF) irão compartilhar conhecimentos, de modo a promover a atualização profissional e a inovação científica.
Estão previstas cinco palestras, com temas como tecnologia e informação em saúde, e financiamento e orçamento público no SUS. Além disso, duas mesas redondas e quatro minicursos ministrados por especialistas convidados estão na programação. Trabalhos relacionados aos dois eixos temáticos, “Divisão dos Níveis de Atenção” e “Políticas Públicas Baseadas em Evidências”, também serão apresentados.
O evento foi organizado pelos residentes do Programa de Residência de Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O enfermeiro da SES-DF e coordenador do programa, Suderlan Sabino, destaca a importância da experiência para a formação dos profissionais. “Esse evento é construído na perspectiva deles, para que possam ter a competência de organizar e participar do evento. É uma dupla função dentro do aprendizado do perfil do gestor”, comenta.
A relevância da profissionalização da gestão foi um ponto ressaltado pela médica cardiologista da SES-DF e coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu da Fepecs, Vanessa Dalva Guimarães. “Vamos ter especialistas que possam direcionar como a política tem que ser realizada e montada, em caráter multidisciplinar, com a participação social”, afirma.
“Na graduação, a gente entende a importância, mas não se aprofunda no tema. Eu quis vir
para entender melhor toda essa dinâmica que acontece em relação ao desenvolvimento de políticas públicas tendo em vista as evidências científicas que você coleta”, explica a estudante do último ano de enfermagem da Fepecs Gabriela Maria Martins, para quem o enfoque na produção e desenvolvimento de evidências científicas foi o principal atrativo da jornada.
O conhecimento compartilhado também será útil aos profissionais de saúde já formados, como observa a sanitarista e residente do programa, Maria Vitória da Cruz. “A ideia é que o evento possa contribuir para nossa formação e para os profissionais que já estão em serviço. O objetivo é agregar na construção de saberes e na prática do serviço no dia a dia”, finaliza.
Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal