Distrito FederalSaúdeGestão da saúde pública é tema de jornada organizada por residentes da...

Gestão da saúde pública é tema de jornada organizada por residentes da Fepecs

Nesta quarta (5) e quinta-feira (6), ocorre a IV Jornada Científica: Políticas Públicas Baseadas em Evidências, no auditório do Centro Universitário da UDF. O evento busca aperfeiçoar processos de gestão da saúde pública. Residentes, servidores e gestores da Secretaria de Saúde (SES-DF) irão compartilhar conhecimentos, de modo a promover a atualização profissional e a inovação científica.

Estão previstas cinco palestras, com temas como tecnologia e informação em saúde, e financiamento e orçamento público no SUS. Além disso, duas mesas redondas e quatro minicursos ministrados por especialistas convidados estão na programação. Trabalhos relacionados aos dois eixos temáticos, “Divisão dos Níveis de Atenção” e “Políticas Públicas Baseadas em Evidências”, também serão apresentados.

A IV Jornada Científica: Políticas Públicas Baseadas em Evidências busca aperfeiçoar os processos de gestão da saúde pública, de modo a promover a atualização profissional e a inovação científica. Foto: Reprodução

O evento foi organizado pelos residentes do Programa de Residência de Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O enfermeiro da SES-DF e coordenador do programa, Suderlan Sabino, destaca a importância da experiência para a formação dos profissionais. “Esse evento é construído na perspectiva deles, para que possam ter a competência de organizar e participar do evento. É uma dupla função dentro do aprendizado do perfil do gestor”, comenta.

A relevância da profissionalização da gestão foi um ponto ressaltado pela médica cardiologista da SES-DF e coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu da Fepecs, Vanessa Dalva Guimarães. “Vamos ter especialistas que possam direcionar como a política tem que ser realizada e montada, em caráter multidisciplinar, com a participação social”, afirma.

“Na graduação, a gente entende a importância, mas não se aprofunda no tema. Eu quis vir

Para a estudante do último ano de enfermagem da Fepecs Maria Vitória da Cruz, o enfoque na produção e desenvolvimento de evidências científicas foi o principal atrativo da jornada. Foto: Reprodução

para entender melhor toda essa dinâmica que acontece em relação ao desenvolvimento de políticas públicas tendo em vista as evidências científicas que você coleta”, explica a estudante do último ano de enfermagem da Fepecs Gabriela Maria Martins, para quem o enfoque na produção e desenvolvimento de evidências científicas foi o principal atrativo da jornada.

O conhecimento compartilhado também será útil aos profissionais de saúde já formados, como observa a sanitarista e residente do programa, Maria Vitória da Cruz. “A ideia é que o evento possa contribuir para nossa formação e para os profissionais que já estão em serviço. O objetivo é agregar na construção de saberes e na prática do serviço no dia a dia”, finaliza.

Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS