Governo de GoiásDose única da vacina contra o HPV: nova estratégia para ampliar a...

Dose única da vacina contra o HPV: nova estratégia para ampliar a proteção em Goiás

A partir desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás implementa uma importante mudança na vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV): a dose única. A medida, alinhada com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), visa ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção contra o vírus, responsável por diversos tipos de câncer e outras complicações.

A vacina quadrivalente contra o HPV, disponibilizada gratuitamente pelo SUS, protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. O novo esquema vacinal beneficia crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, público-alvo prioritário da campanha.

Proteção para toda vida

“A dose única garante a proteção completa contra o HPV para essa faixa etária”, destaca Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES. “É importante frisar que a vacina oferece proteção para toda vida, não apenas na fase da adolescência, quando o indivíduo está mais suscetível à infecção”, complementa.

A mudança visa otimizar a campanha de vacinação, facilitando o acesso à imunização e aumentando a adesão da população. Para quem já iniciou o esquema vacinal com duas doses, não há necessidade de completar o ciclo.

Ampliar a cobertura vacinal

Dados parciais de 2024 revelam que a cobertura vacinal contra o HPV em Goiás ainda precisa ser ampliada: 62,92% das meninas receberam a primeira dose, enquanto 46,77% completaram o ciclo. Entre os meninos, os índices são ainda mais baixos: 45,61% (primeira dose) e 25,48% (segunda dose).

“A meta é alcançar o maior número de pessoas possível e garantir a proteção contra as doenças relacionadas ao HPV”, afirma Flúvia Amorim. “A vacina é segura e eficaz, e representa um investimento na saúde e no bem-estar da população”, reforça.

Combate ao HPV

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) altamente prevalente, responsável por diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, segundo mais comum em mulheres em Goiás. A doença também pode causar câncer no ânus, vulva, vagina, pênis, orofaringe e outras complicações.

A vacinação é considerada a principal estratégia de prevenção contra o HPV e suas consequências. A dose única representa um passo importante na luta contra essa doença, com potencial para reduzir significativamente a incidência de casos e salvar vidas.

Ampliação do público-alvo

A partir de agora, a vacina contra o HPV também é indicada para pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), doença causada pelo HPV que se manifesta na região da garganta.

Mobilização social

A SES reforça a importância da mobilização social para o sucesso da nova estratégia de vacinação. Pais e responsáveis devem levar seus filhos e adolescentes aos postos de saúde para garantir a imunização contra o HPV.

A vacinação é um direito de todos e um ato de responsabilidade individual e coletiva. Com a dose única, Goiás avança na luta contra o HPV e na construção de um futuro mais saudável para a população.

Com informações do Governo de Goiás

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS