O Ministério das Mulheres do Governo Federal e a Uber se uniram para combater a violência contra as mulheres por meio de uma iniciativa conjunta de divulgação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Esse serviço público e gratuito oferece orientação sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis na Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes.
Durante o mês de março, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, os usuários e motoristas parceiros da Uber serão informados regularmente sobre o serviço e suas funcionalidades. Além do telefone 180, que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o território nacional, o serviço também está acessível pelo WhatsApp, no número (61) 9610-0180.
No ano de 2023, o Ligue 180 passou por melhorias e teve sua divulgação ampliada por meio de campanhas de utilidade pública, resultando em um aumento de 23% no volume de denúncias. Ao todo, a Central recebeu 568,6 mil telefonemas no período, com uma média de 1.558 ligações diárias. A maior procura veio da Região Sudeste, com 288 mil chamadas, seguida pela Região Nordeste, com quase 137 mil ligações. As regiões Norte e Centro-Oeste totalizaram pouco mais de 40 mil chamadas, enquanto a Região Sul registrou 57 mil.
Ellen Costa, Coordenadora-Geral do Ligue 180, ressaltou a importância da divulgação contínua da Central para garantir que as mulheres em situação de violência saibam que podem buscar ajuda, informações e orientações por meio desse canal.
Essa colaboração reflete o compromisso da Uber em enfrentar a violência contra a mulher, por meio de parcerias com organizações especializadas no tema. Em 2023, a Uber apoiou a pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Além disso, foi lançado em fevereiro o Painel Ligue 180, uma ferramenta interativa que facilita o acesso da população e dos gestores às informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres. Disponível em gov.br/mulheres/ligue180, o Painel apresenta mais de 2,5 mil pontos de atendimento às mulheres em todo o país, incluindo delegacias especializadas, núcleos de atendimento, casas abrigo, entre outros.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço público e gratuito do governo federal, disponível 24 horas por dia, que oferece orientação e encaminhamento de denúncias sobre violência contra as mulheres em todo o Brasil, incluindo WhatsApp: (61) 9610-0180.
Com informações do Ministério das Mulheres