Capacitação da Emater-DF prepara empreendedores do campo para ampliar canais de venda e fortalecer suas marcas nas redes sociais
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) iniciou, nesta quarta-feira (15), a Capacitação em E-commerce e Marketing Digital para Empreendedores Rurais. O curso, realizado no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Ceasa-DF (CCC), segue até sexta-feira (17) e tem como objetivo ampliar os canais de comercialização e fortalecer a presença digital dos produtores rurais do DF.
A iniciativa integra os programas Empreender e Inovar e Filhos deste Solo, ambos da Emater-DF, e busca preparar os participantes para divulgar melhor seus produtos, agregar valor à produção rural e utilizar estratégias digitais para alcançar novos mercados.
Produtor rural como empreendedor
O extensionista rural Carlos Goulart, responsável pelo programa Empreender e Inovar, destacou a importância de o agricultor adotar uma visão empreendedora:
“Precisamos pensar não somente como produtores, mas como empreendedores. Ao invés de oferecer uma cartela grande de produtos, é essencial focar em um produto até que ele se estabeleça e se torne uma marca de valor.”
As aulas são ministradas pelo professor Alan Costa, estrategista em marketing digital e diretor da Produzindo Digital, agência especializada em vendas online. Durante os três dias de curso, os participantes aprendem sobre posicionamento de marca, uso de redes sociais, vendas pela internet e ferramentas práticas para impulsionar os negócios rurais no ambiente digital.
Experiências e aprendizados
O produtor de mel Bruno Ferreira Uchôa destacou a relevância da capacitação:
“Já comercializo meus produtos online, mas ainda de forma rudimentar. Nessas primeiras horas de curso, já tive vários insights para aprimorar o meu negócio e alcançar mais pessoas.”
A empreendedora rural Maria Luiza da Costa Cotrim, do Assentamento 15 de Agosto, participa do programa Apoio Jovem da Emater-DF e está iniciando um projeto de criação de aves. Para ela, o aprendizado veio no momento certo:
“Aprender sobre divulgação nas redes sociais está sendo ótimo e vai me ajudar a fazer o meu produto se tornar conhecido.”
O piscicultor Fausto Santiago, do Incra 6 em Brazlândia, também ressaltou a importância da comercialização:
“A comercialização é uma parte importantíssima. A gente faz toda a produção para vender, então esse aprendizado é essencial.”