Distrito Federal7 de Setembro: Desfile Cívico-Militar destaca G20, Reconstrução do RS e Saúde...

7 de Setembro: Desfile Cívico-Militar destaca G20, Reconstrução do RS e Saúde para Todos

Neste sábado (7), o desfile cívico-militar de 7 de Setembro trará uma celebração especial, com homenagens que vão além da Independência do Brasil. Estima-se a presença de 30 mil pessoas, e o Governo do Distrito Federal (GDF) preparou um amplo esquema logístico para garantir conforto, hidratação e segurança a todos. A seguir, estão as principais informações para o público aproveitar o evento com tranquilidade.

Trânsito e acesso ao evento

A Esplanada dos Ministérios será interditada para veículos a partir das 23h de sexta-feira. No sábado, o bloqueio começa às 6h, desde a Rodoviária do Plano Piloto, com desvios para o Eixinho. O estacionamento da via S2 será destinado aos espectadores que forem de carro, enquanto a plataforma superior da Rodoviária estará reservada para transporte por aplicativo.

Quem optar pelo transporte público poderá utilizar o Metrô, que funcionará das 5h30 às 19h, ou os ônibus, que terão reforço na frota. Serão disponibilizados 110 ônibus extras, distribuídos entre as empresas de transporte, para atender as linhas que vão das regiões administrativas ao Plano Piloto e circular para as estações do Metrô em Ceilândia. Essa operação especial ocorrerá das 7h às 13h.

O acesso ao evento será gratuito a partir das 6h20, quando as arquibancadas serão abertas. Haverá revistas nas entradas para reforçar a segurança, e itens proibidos devem ser observados.

Protocolo de segurança

Durante o evento, o Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), será ativado. O documento prevê o reforço no policiamento, controle do trânsito e proteção dos participantes e autoridades.

Arte: Divulgação

Hidratação

A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) disponibilizará 32.500 litros de água potável ao público. Serão 20 pontos de distribuição de água ao longo do percurso, com caminhões-pipa e unidades móveis para garantir o abastecimento. O público também será incentivado a trazer garrafas reutilizáveis devido ao clima seco, além de usar protetor solar e roupas leves.

Caesb já tem pronta a estrutura de distribuição de água para o público | Foto: Divulgação/Caesb

Atendimento de emergência

O Corpo de Bombeiros do DF terá equipes de atendimento pré-hospitalar circulando entre os espectadores. Além disso, estarão disponíveis viaturas de salvamento e prevenção de incêndios, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também será usada a Plataforma de Observação Elevada (POE), com câmeras de alta resolução, para monitoramento em tempo real.

Programação

Este ano, o desfile cívico-militar destaca três eixos principais: a importância estratégica do G20 no Brasil, a mobilização em apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, e o reforço às campanhas de vacinação e saúde pública. Ao todo, 8.812 pessoas participarão do desfile, incluindo militares, estudantes e atletas olímpicos. Aproximadamente 500 estudantes desfilarão com as bandeiras das 27 unidades da Federação, transmitindo mensagens de sustentabilidade, combate à fome e desigualdade.

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS