Ampliar o acesso da população aos serviços públicos e oferecer uma escuta ativa e humanizada aos cidadãos. Esses são os objetivos do projeto Atendimento em Movimento, realizado pela Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF). Lançada em agosto deste ano, a iniciativa já passou pelas 35 regiões administrativas do Distrito Federal e ultrapassou a marca de 2,1 mil atendimentos, oferecendo um canal direto de comunicação para os cidadãos. Na segunda-feira (3), as equipes voltam a Arapoanga.
O projeto ocorre três vezes por semana, desembarcando em uma cidade por dia, das 9h às 16h, com apoio de duas vans. Os veículos ficam estacionados em pontos com maior registro de pedestres e são equipados com computador, frigobar, armários, cafeteira e acesso adaptado para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, proporcionando um ambiente confortável e acessível para todos.
Na sexta-feira (1º), a população da Fercal teve a oportunidade de relatar demandas ao Poder Público presencialmente. A dona de casa Mônica Pereira Cunha, 51 anos, foi uma das pessoas acolhidas. Em uma de suas caminhadas pela cidade na qual mora desde que nasceu, ela encontrou a van do projeto e parou para conversar. “Fui muito bem recebida. É muito importante ajudar quem mais precisa porque eu mesma não estava sabendo como resolver meu problema e agora sei o que devo fazer”, conta.
As demandas da população são reunidas e encaminhadas para os órgãos devidos por meio de ofício. Segundo os relatórios, saúde, infraestrutura e segurança são os principais temas levantados pelos moradores. “O Atendimento em Movimento é uma forma de estarmos presentes onde a comunidade mais precisa, promovendo um diálogo direto entre população e governo e esclarecendo informações sobre os programas e ações de governo”, salienta a titular da pasta, Clara Roriz.