Fundado como o primeiro banco de leite do Distrito Federal e o quarto do Brasil, o BLH do HRT se consolidou como uma referência, sendo frequentemente indicado pela Fiocruz para treinamentos e capacitações. Além da coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite para recém-nascidos internados, a unidade oferece orientação às famílias sobre a amamentação, prática replicada por outros bancos e postos de coleta da capital.
Brasília foi escolhida como sede da certificação por ser a primeira Unidade Federativa a participar do programa, com todos os seus bancos de leite auditados e autossuficiência em leite materno. Em função desse destaque, as delegações percorreram vários bancos e postos de coleta na capital, incluindo o BLH do HRT, onde puderam observar de perto o papel da unidade e seu impacto na rede de atendimento.
Durante a semana, uma cerimônia em Brasília formalizou a inclusão de Paraguai, Guatemala e Cabo Verde no programa de Certificação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para Bancos de Leite Humano. Este programa global avalia ações desenvolvidas pelas unidades participantes, assegurando a qualidade dos processos e dos serviços. O intercâmbio de orientações entre diferentes níveis de gestão é outra componente essencial do programa, promovendo melhorias contínuas.
A visita ao BLH do HRT também foi uma oportunidade para as delegações conhecerem as boas práticas adotadas pela unidade e as estratégias que garantem a qualidade do leite materno e dos serviços prestados. Além disso, os representantes internacionais puderam explorar as oportunidades de melhorias que podem ser aplicadas em seus respectivos países.
A coordenadora do BLH do HRT, Maria das Graças Cruz Rodrigues, destacou a importância da visita, que reflete o reconhecimento do trabalho desempenhado pela unidade e pela rede de bancos de leite. “Nossa contribuição para a saúde de crianças em várias partes do país é significativa. Isso traz uma grande responsabilidade, pois nossos BLH servem de modelo, e é essencial manter a qualidade no processamento, no atendimento e no suporte à amamentação”, explicou.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) recebeu, nesta quarta-feira (4), a visita de delegações do Paraguai, Guatemala e Cabo Verde. O principal objetivo do encontro foi compartilhar informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade, reconhecida como referência em coleta, processamento e distribuição de leite materno, tanto no Distrito Federal quanto em nível nacional.
*Com informações da Agência Brasília