NotíciasBebê com Doença Rara Recebe Transplante de Fígado após Articulação Interfederativa

Bebê com Doença Rara Recebe Transplante de Fígado após Articulação Interfederativa

Um bebê de apenas dois meses de idade, identificado como Francysco, foi transferido para São Paulo na manhã deste sábado (25) para realizar um transplante urgente de fígado. A ação, fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o estado de Goiás, salvou a vida da criança que sofre de Doença da Urina do Xarope de Bordo (MSDU), uma síndrome genética rara.

Diagnóstico e Busca por Transplante:

Francysco foi diagnosticado com MSDU através do teste do pezinho realizado no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A doença, que afeta o metabolismo de aminoácidos, causa comprometimento do sistema nervoso central, sistema imune e músculos.

Após a internação no Hospital da Criança de Brasília (HCB) devido a alterações hepáticas e um quadro infeccioso, a equipe médica identificou a necessidade urgente de um transplante de fígado.

Articulação Interfederativa e Transferência:

Diante da urgência do caso e da indisponibilidade de um leito compatível na rede pública do DF, o GDF e o estado de Goiás se uniram para garantir a transferência da criança para São Paulo. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás disponibilizou uma aeronave sem pressurização, ideal para o transporte seguro de Francysco.

Ação Conjunta e Celebração da Vida:

“Gostaria de agradecer ao estado de Goiás, em especial ao vice-governador Daniel Vilela, que prontamente nos atendeu e disponibilizou uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Goiás que possuía todos os requisitos necessários para o transporte dessa criança”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou a importância da rede pública na identificação da doença e no acompanhamento do caso: “Esse é um caso que teve todo o acolhimento da nossa rede desde o início, com o diagnóstico no teste do pezinho no Hmib e a internação no Hospital da Criança após o bebê apresentar alterações hepáticas e bronquite. Ele tem uma doença rara e extremamente grave, chegou a passar por hemodiálise. O transplante hepático é importantíssimo nesses casos”.

Francysco foi diagnosticado com MSDU e estava na UTI do HCB | Foto: Divulgação

Mobilização e Apoio à Família:

Valdenize Tiziani, diretora-executiva do HCB, ressaltou a relevância da mobilização do GDF: “A avaliação dos médicos era de que ele precisava de transplante de fígado e o Hospital Menino Jesus nos informou que havia como fazer o procedimento. Esta é a segunda vez que a Secretaria de Saúde do DF nos auxilia de forma célere em um caso de transferência para transplante hepático. Foi uma mobilização que garantiu todos os recursos necessários para que o bebê fosse transferido”.

Além da transferência, o GDF está oferecendo apoio à família de Francysco, incluindo a aquisição de passagem aérea para que a mãe acompanhe o bebê durante a internação em São Paulo. Após o transplante no Hospital Menino Jesus, a criança ainda será atendida no Hospital Sírio Libanês antes de retornar à capital federal.

Atitude exemplar e esperança para o futuro:

A ação conjunta do GDF, do estado de Goiás e das equipes de saúde demonstra a importância da colaboração entre diferentes entes e a dedicação à vida, especialmente no caso de crianças com doenças raras. A história de Francysco serve como um exemplo de esperança e da força da união para salvar vidas.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS