A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) está promovendo, durante o mês de setembro, uma série de ações voltadas para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, um ato essencial para salvar vidas. Essas atividades fazem parte da Campanha Setembro Verde e ocorrerão tanto em Goiânia quanto em outras cidades do estado, com o apoio de representantes de instituições, empresas e entidades civis.
A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, destaca o convite feito a órgãos públicos e privados para que iluminem suas fachadas com a cor verde, simbolizando apoio à campanha.
A Campanha Setembro Verde oferece uma oportunidade importante para que os profissionais de saúde compartilhem com a população uma mensagem de esperança e esclareçam o valor da doação.
O evento de lançamento oficial da campanha está programado para o dia 02/09, às 9 horas, no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). A cerimônia contará com a presença do secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, do diretor-geral do HGG, José Cláudio Romero, e de pessoas envolvidas nos processos de doação e transplantes de órgãos e tecidos.
No lançamento, serão apresentados depoimentos emocionantes, tanto de uma família que decidiu doar órgãos e tecidos de um ente querido, quanto de uma pessoa que recebeu um transplante de coração no ano anterior.
No dia 27/09, Dia Nacional de Transplante, haverá uma blitz educativa, com distribuição de materiais informativos aos motoristas e passageiros de veículos. Além disso, no dia 29/09, acontecerá o 3º Pedal pela Vida, evento que contará com sorteios de diversos brindes, incluindo uma bicicleta.
De acordo com Katiúscia Freitas, a campanha tem sido fundamental para o aumento das doações de órgãos e tecidos em Goiás, com um crescimento significativo no número de doações após o Setembro Verde.
Em 2022, foram registradas 81 doações, enquanto no ano passado 113 famílias optaram por doar órgãos de seus familiares. Até o dia 19/08 deste ano, 64 doações já haviam sido contabilizadas.
Os dados da SES-GO mostram que, em 2022, a média de doações de janeiro a setembro era de 5,3 por mês, número que aumentou para 11 de outubro a dezembro. Em 2023, essa média subiu de 8,7 (até setembro) para 11,3 no último trimestre do ano.
*Com informações do Governo de Goiás