Nos dias 16 e 17 de setembro, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promoveu o primeiro encontro do ElavAI, realizado no Centro Educacional CCI Sênior, em Samambaia. O evento reuniu mais de 100 participantes interessadas em tecnologia, inovação e ferramentas digitais aplicadas às vidas pessoal e profissional.
O ElavAI é um programa de capacitação digital e impacto social que utiliza a tecnologia como instrumento para elevar pessoas, negócios e comunidades. A proposta é promover inclusão digital e gerar oportunidades de trabalho, renda e segurança digital. O projeto atende diferentes grupos, como mulheres, jovens, idosas e trabalhadores do campo, oferecendo aprendizado prático e acessível sobre inteligência artificial e transformação digital.
“Capacitar mulheres e diferentes grupos sociais para o uso da tecnologia é investir em autonomia, inclusão e geração de oportunidades. O ElavAI fortalece essa visão ao aproximar a inteligência artificial da vida real das pessoas”, destacou a vice-governadora do DF, Celina Leão.
No primeiro dia, a programação abordou o tema Inteligência Emocional, com palestra de Thais Ramalho, em parceria com a Febracis. Já no segundo dia, os participantes acompanharam conteúdos sobre Marketing Digital, ministrado por Rebeca Cavalcante, e Inteligência Artificial, com Gabriela Melo.
“Nosso compromisso é apoiar iniciativas que unem inovação, empreendedorismo e inclusão. O ElavAI mostra que a tecnologia pode ser uma ferramenta de transformação social, especialmente para mulheres e comunidades em maior vulnerabilidade”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
“Precisamos nos reconhecer, valorizar nosso lugar e não permitir que situações do cotidiano nos reprimam. Essa vivência foi muito significativa para mim”Rebeca Oliveira, estudante
Durante a segunda etapa do evento, os inscritos também tiveram acesso a um bônus voltado para imagem pessoal e comportamento, destacando a importância da apresentação, da vestimenta e da etiqueta como fatores que impactam diretamente o desenvolvimento de negócios.
“Tem sido uma tarde de muito conhecimento, falando sobre tomada de decisão, com muitos aprendizados. Minha expectativa está elevadíssima, porque tenho certeza de que a semente está sendo plantada. Essas jovens, essas mulheres que estão aqui, não serão mais as mesmas a partir desse dia. Tenho plena convicção disso no meu coração”, ressaltou Thais Ramalho.
Com a realização do primeiro encontro, a SMDF reforça a importância de programas que unem tecnologia, capacitação e impacto social, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo políticas públicas voltadas à inclusão digital no Distrito Federal.
Continuidade do programa
O curso terá sequência em formato híbrido, unindo aulas online e oficinas presenciais. A programação contará com:
→ Aulas virtuais de aprofundamento em Marketing Digital e Inteligência Artificial;
→ Oficinas presenciais voltadas à aplicação prática dos conteúdos.
Fonte: Agência Brasília