Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, a Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência volta a acontecer após um hiato de oito anos. Essa será a quinta edição do evento que ocorre em Brasília (DF), entre os dias 14 e 17 de julho deste ano. Desde 2023, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) tem preparado e articulado a retomada das conferências nacionais para debater temas dos diversos públicos prioritários da Pasta, estimulando e fortalecendo a participação social.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), em conjunto com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC. A expectativa é que o evento receba em torno de 1,2 mil pessoas, dos quais 720 delegados, sendo 648 eleitos pelos 26 estados e o Distrito Federal e mais 72 definidos pelo Conade, com direito a voz e voto.
“É uma alegria que o Ministério dos Direitos Humanos assume a promoção dos direitos da pessoa com deficiência como um tema estratégico para o Governo Federal, para que a gente consolide o país de uma maneira mais inclusiva, com protagonismo das pessoas com deficiência. Afinal, é nada sobre nós sem nós”, reforçou a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conade, Anna Paula Feminella.
Dentre os eixos de discussão, estão a avaliação biopsicossocial unificada, cidadania e acessibilidade, financiamento e comunicação universal. Os delegados que vão participar da Conferência nacional foram escolhidos durante as Conferências Municipais que ocorreram em todo o país entre julho e outubro de 2023 e, depois, nas Conferências Estaduais e Distrital, nos meses de fevereiro e abril de 2024.
Por Ministério de Direitos Humanos e Cidadania