Para muitas mulheres, a dependência financeira é um dos motivos que as impedem de sair de um ciclo de violência doméstica. Nesses casos, capacitação pode significar mudança de vida. É o que pretende o Instituto das Pretas, que oferece um curso gratuito de finanças para que algumas mulheres aprendam a gerir e investir o próprio dinheiro.
O curso é oferecido no Instituto João XXIII, no bairro Consolação, em Vitória. Para a presidente do Instituto das Pretas, Priscila Gama, o curso traz para essas mulheres não só a independência financeira, mas dignidade e o empoderamento.
“Elas aprendem a criar estratégias, suas próprias estratégias. O curso tem 24 horas no total e acontecem em seis dias, onde dialogamos e trabalhamos a transformação a partir de um olhar sobre as finanças. Na turma nós temos mulheres empreendedoras, que querem aprender a programar suas finanças, para dividir e separar o dinheiro dela do dinheiro da empresa, mas também mulheres que querem sair de situações de violência”, explicou Priscila.
O curso é uma das ações realizadas pelo Instituto das Pretas, em Vitória. Através do projeto, além do curso de finanças, mulheres recebem acolhimento e acompanhamento de uma equipe de profissionais. Consultas com psicólogos também são oferecidas.
“Nós descobrimos que a maior parte das mulheres não têm conta corrente e quando têm desconhecem quais taxas e alíquotas são cobradas e pagam. E em muitos casos a conta era conjunta com o marido”, pontuou.
O Instituto João XXIII fica localizado na Rua Professora Anísia Corrêa Rocha, nº 131, no bairro Consolação, em Vitória. O Instituto das Pretas atende no e-mail: daspretas.org@gmail.com
G1 Espírito Santo