Distrito FederalDedicação e Inovação: Professores Transformam o Futuro na Rede Pública do DF

Dedicação e Inovação: Professores Transformam o Futuro na Rede Pública do DF

A professora Miriam Alves Lins, que conduz o aprendizado de 31 alunos de 9 a 11 anos na Escola Classe 305 Sul, descreve seu maior prazer profissional como sendo o momento em que vê seus alunos aprenderem e sabe que, no futuro, terá contribuído para a formação de profissionais. Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), a Agência Brasília compartilha a história de Miriam e de outras duas professoras que, com leveza e dedicação, ajudam a abrir as portas do conhecimento para crianças, adolescentes e adultos na rede pública de ensino.

Miriam, em uma trajetória de cinco anos como docente, revela o orgulho por sua escolha. Inspirada por sua mãe, uma professora aposentada, ela decidiu seguir a carreira e se formou em ciências e pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). A professora desenvolve projetos como o Piquenique Literário, que promove a leitura em família, e o Um Dia de Professor, no qual os alunos assumem o papel de educadores, entre outras iniciativas que incentivam a solidariedade.

O trabalho de Miriam vai além do conteúdo tradicional, integrando temas atuais, como o fenômeno El Niño, que ela utilizou para ensinar seus alunos sobre o gênero textual “carta” e motivá-los a escrever mensagens de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Essas iniciativas ajudam a expandir os horizontes profissionais dos estudantes, como no caso de Samuel Linhares, de 9 anos, que descobriu seu interesse em ser professor de geografia após participar do projeto.

A professora Érica Corrêa, que atua na rede pública desde 2005, destaca a importância de prestar atenção às dificuldades dos alunos. Em 2011, ela direcionou seu trabalho para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, e durante a pandemia, adaptou seu método de ensino utilizando grupos de WhatsApp para corrigir redações, o que continua a fazer até hoje. Para ela, o progresso dos alunos ao longo do ano é uma das maiores recompensas da profissão.

Já a professora Viviane Silva, que ensina espanhol a 140 alunos no Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia, acredita que o ensino de idiomas abre portas para novas oportunidades e, ao mesmo tempo, possibilita o constante aperfeiçoamento dos docentes. Para Viviane, a maior satisfação está em ver os alunos seguirem adiante, seja no campo acadêmico ou profissional, sabendo que ela contribuiu para o sucesso deles.

Com 38.910 professores no Distrito Federal, a rede pública atende mais de 458 mil alunos distribuídos em 913 instituições, incluindo escolas técnicas, centros de línguas e creches. Desde 2019, o Governo do Distrito Federal nomeou 5.499 novos professores de educação básica, e o processo de contratação de mais docentes está em andamento. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca a importância do papel transformador da escola, tanto no aprendizado quanto no convívio social, reforçando que o Dia do Professor é um momento de celebração e reconhecimento.

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS