Distrito FederalDF lança plataforma para monitorar em tempo real casos de síndromes gripais

DF lança plataforma para monitorar em tempo real casos de síndromes gripais

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou uma sala de monitoramento específica para síndromes gripais, onde são centralizadas informações sobre casos, internações, exames e atendimentos. Esse novo recurso, disponível na plataforma InfoSaúde desde a última segunda-feira (26), foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência de Informações Estratégicas para Gestão no SUS (Ciegas-DF). O acesso ao portal pode ser feito aqui.

“Com a nova sala de monitoramento, o Distrito Federal dá mais um passo significativo na utilização de dados e tecnologia para fortalecer a transparência e a eficiência na gestão da saúde”, destacou Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde.

A nova seção reúne dados sobre diversas síndromes gripais, incluindo a covid-19, cujas informações antes eram monitoradas em uma página separada. Os indicadores disponíveis incluem atendimentos em unidades básicas de saúde (UBSs), hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), internações, exames e casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). Essas informações são extraídas de sistemas como e-SUS, Trakcare, MV, boletins da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), entre outros.

Os usuários têm acesso a três abas principais: informações gerais, painel e mapa. A primeira aba direciona os visitantes ao portal de informações sobre covid-19, à lista de pontos de vacinação e aos boletins informativos sobre gripes e covid-19.

O usuário pode visualizar três abas: informações gerais, painel e mapa. A primeira indica ao internauta o acesso para o portal de informações do covid-19, a lista de pontos de vacinação e os boletins informativos de gripes e de covid-19 | Foto: Reprodução

“O objetivo é aprimorar o acompanhamento e a gestão da saúde pública no DF. Essa iniciativa visa não apenas facilitar o acesso a informações, mas também promover transparência e uma comunicação eficiente com a população, fortalecendo a resposta do sistema de saúde pública às necessidades da comunidade”, avalia Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF.

O novo ambiente virtual segue o modelo do Portal Dengue, que foi lançado em fevereiro deste ano durante uma epidemia da doença e alcançou mais de 200 mil acessos em três meses. “Optamos pela mesma estratégia de agregar dados e criar painéis interativos para facilitar o acesso e a análise das informações por parte da população, gestores e profissionais de saúde”, explicou Vidal.

Essa iniciativa visa não apenas facilitar o acesso a informações, mas também promover transparência e uma comunicação eficiente com a população, fortalecendo a resposta do sistema de saúde pública às necessidades da comunidade”, avalia o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES, Rodrigo Vidal

O desenvolvimento e a organização dos dados na nova sala de monitoramento contaram com a colaboração de várias áreas internas da SES-DF, incluindo o Complexo Regulador do DF (CRDF), a Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), a Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e a Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans).

Para acessar a nova sala de monitoramento, basta visitar a plataforma InfoSaúde e selecionar a opção “Síndromes Gripais”. Lá, os usuários podem explorar as três abas disponíveis: a aba de informações gerais, o painel com resumos executivos de dados como atendimentos e internações, e o mapa que mostra a distribuição geográfica dos casos de síndromes gripais atendidos pela Atenção Primária de Saúde, com base no CEP registrado no e-SUS.

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS