Distrito FederalDia da Mulher DPDF: 27 Mil Atendimentos a Mulheres Vulneráveis

Dia da Mulher DPDF: 27 Mil Atendimentos a Mulheres Vulneráveis

O projeto “Dia da Mulher” da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) já realizou mais de 27 mil atendimentos ao longo de 17 edições. Somente na última edição, ocorrida na segunda-feira (7), foram mais de 2 mil atendimentos oferecidos a mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece uma série de serviços gratuitos voltados para o público feminino em condições de fragilidade social.

Lançado em maio de 2023, o “Dia da Mulher” acontece na primeira segunda-feira de cada mês no Nuclão da DPDF, com uma abordagem integral para enfrentar os desafios vividos pelas mulheres. Os serviços incluem saúde, segurança, acesso à justiça e apoio econômico, proporcionando um ambiente de acolhimento e orientação para essas mulheres.

De acordo com a subdefensora pública-geral e coordenadora do projeto, Emmanuela Saboya, “dedicar um dia exclusivo para atender mulheres em situação de vulnerabilidade reafirma a missão da DPDF de garantir acesso à Justiça e promover inclusão social. A ação fortalece a rede de proteção feminina e oferece recursos para enfrentar as adversidades cotidianas com mais dignidade e amparo jurídico.”

O “Dia da Mulher” também está concorrendo à 21ª edição do Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas que promovem a dignidade humana e buscam eliminar desigualdades, contribuindo para a melhoria da Justiça no Brasil.

Na última edição, o evento contou com a participação de 22 parceiros e ofereceu uma ampla gama de serviços. Na área de saúde, foram realizados atendimentos odontológicos, consultas médicas, fisioterapia, exames preventivos de câncer, testes rápidos, aferição de pressão ocular e vacinação.

Além disso, serviços estéticos como design de sobrancelhas, maquiagem e corte de cabelo feminino também foram disponibilizados. No campo da mobilidade, o evento ofereceu orientações e emissão de cartões de transporte, como o cartão social, estudantil, de mobilidade e especial.

A iniciativa também atua no enfrentamento da violência doméstica, oferecendo apoio psicossocial e distribuição de materiais educativos sobre prevenção. Outro destaque é a orientação profissional e o encaminhamento para vagas de emprego e cursos de capacitação, incluindo vagas de estágio e jovem aprendiz para pessoas entre 14 e 24 anos.

Pessoas com deficiência são atendidas com serviços como a emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e passe livre especial.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal

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