Na próxima segunda-feira (28), devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público, previsto pela Lei Complementar nº 840 de 2011, alguns serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão seus horários de funcionamento modificados. A Agência Brasília detalhou as mudanças.
Saúde
Os serviços de emergência dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião continuarão funcionando 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará disponível pelo número 192, também em regime ininterrupto. A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) manterá plantão 24 horas.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo os serviços odontológicos, estarão fechadas, assim como os centros de especialidades odontológicas (CEOs). Não haverá vacinação. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e Caps Álcool e Outras Drogas (AD) III funcionarão, mas os Caps I, II e o Capsi estarão fechados.
As farmácias de alto custo (Ceaf), ambulatórios e policlínicas também não abrirão.
Forças de Segurança
A Defesa Civil, Polícia Militar (PMDF) e Corpo de Bombeiros (CBMDF) funcionarão normalmente, 24 horas. As delegacias da Polícia Civil, incluindo as de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), estarão em regime de plantão. Os contatos de emergência permanecem disponíveis: Defesa Civil (199), Bombeiros (193), Polícia Militar (190), e Polícia Civil (197).
Transporte
Os ônibus do transporte público seguirão a tabela de horários de dias úteis. O Metrô-DF operará normalmente, das 5h30 às 23h30.
Trânsito
Os postos de atendimento do Detran-DF estarão fechados, mas o portal e o aplicativo Detran-DF Digital continuarão ativos. As equipes de fiscalização, educação e engenharia de trânsito trabalharão em escala. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) suspenderá atendimento ao público, mas realizará operações normais nas rodovias distritais. O Eixão do Lazer não ocorrerá por não ser feriado nacional.
Educação
As escolas públicas do Distrito Federal terão expediente normal na segunda-feira.
Justiça e Cidadania
O Conselho Tutelar e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechados, com atendimentos de emergência disponíveis pelo telefone 125 e pelo contato (61) 98314-0636, das 8h às 20h. A Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, funcionará ininterruptamente, enquanto os Ceams, Espaços Acolher, e núcleos do Direito Delas estarão fechados, com plantão disponível pelo número (61) 98382-0130.
Os núcleos de assistência jurídica da Defensoria Pública do DF operarão normalmente, exceto nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, que seguirão o feriado forense do TJDFT. O atendimento será feito pelo Núcleo de Assistência Jurídica do Plantão.
Assistência Social
Todos os 18 restaurantes comunitários do DF estarão abertos. Centros de acolhimento para população em situação de rua, a Central de Vagas e a Unidade de Proteção Social funcionarão normalmente. Já os Cras, Creas e Centros de Convivência não terão expediente.
Água e Luz
A Caesb suspenderá o atendimento presencial, mas manterá operação e manutenção normais. A Companhia Energética de Brasília (CEB) seguirá com serviços essenciais, como manutenção de iluminação pública. Os consumidores podem acessar a Caesb pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (61) 3029-8428.
Limpeza
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionará regularmente. As unidades de recebimento de entulho, aterros, usinas de compostagem e instalações de reciclagem estarão operacionais. As coletas convencional e seletiva seguirão os horários normais.
Serviços Públicos
As unidades Na Hora e Procon não abrirão. O Banco de Brasília (BRB) funcionará normalmente, das 11h às 16h.
Esporte e Lazer
Os centros olímpicos e paralímpicos estarão fechados. O Parque da Cidade ficará aberto, mas sem atendimento administrativo. Outros parques geridos pelo Instituto Brasília Ambiental abrirão normalmente. A Torre de TV estará aberta para visitação, enquanto o Zoológico, Planetário e Jardim Botânico de Brasília estarão fechados.
Ceasa
O mercado da Ceasa funcionará normalmente, com feira e atividades de comercialização, exceto para algumas áreas administrativas.