NotíciasEspera por atendimento oncológico no Distrito Federal cai para 9,5 dias

Espera por atendimento oncológico no Distrito Federal cai para 9,5 dias

Programa “O Câncer Não Espera. O GDF também não” reduz tempo de espera em até 88% e agiliza o início do tratamento de pacientes com câncer

Em apenas três meses de implementação, o programa “O Câncer Não Espera. O GDF também não” já apresenta resultados expressivos na rede pública de saúde do Distrito Federal. O tempo médio de espera para a primeira consulta oncológica caiu de 81 dias para 9,5 dias, uma redução de 88,2%.

A fila para a realização de consultas também diminuiu significativamente, passando de 889 pacientes em março de 2025 para 194 em outubro, uma redução de 78%. Além disso, o tempo de espera para radioterapia caiu 59,8%, reduzindo de 87 para 34,9 dias. Desde julho, cerca de 2 mil pacientes oncológicos já iniciaram o tratamento.

“O tempo é crucial para o atendimento de pacientes diagnosticados com câncer. Por isso, decidimos priorizar essa questão, com medidas concretas para agilizar os tratamentos”, destacou o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda.

Ampliação dos atendimentos e parcerias com instituições complementares

O programa, lançado em julho, tem como objetivo agilizar o acolhimento e o tratamento de pacientes oncológicos, garantindo um atendimento mais rápido e humanizado.

Entre as ações implementadas, está a contratação de serviços em instituições de saúde complementar, que já atenderam 386 pacientes até o início de outubro. A fila total de espera, que em março somava 1.519 pessoas (889 da oncologia e 630 da radioterapia), foi reduzida de forma significativa.

Rede pública mais eficiente e atendimento humanizado

Na rede pública do DF, houve ampliação dos serviços e otimização dos fluxos de atendimento. O programa mantém as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como porta de entrada, mas garante encaminhamento mais ágil para exames, consultas e tratamentos especializados.

O chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Gustavo Ribas, reforçou que as melhorias devem ser permanentes:

“Estamos adotando medidas para manter o atual tempo de espera na oncologia e reduzir ainda mais o prazo na radioterapia, tornando o tratamento cada vez mais célere e eficaz.”

Resultados que salvam vidas

O programa “O Câncer Não Espera. O GDF também não” é uma das principais ações do Governo do Distrito Federal (GDF) na área da saúde pública, demonstrando compromisso com a vida, a dignidade e o atendimento de qualidade.

A estratégia vem garantindo mais rapidez no diagnóstico e no início dos tratamentos oncológicos, um avanço que representa esperança e melhor prognóstico para milhares de pacientes.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS