Distrito FederalGDF avança nas obras do corredor de ônibus da Epig e libera...

GDF avança nas obras do corredor de ônibus da Epig e libera quatro novos viadutos

O Distrito Federal segue em ritmo acelerado na construção do corredor exclusivo de ônibus da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) — uma das obras de mobilidade mais importantes em andamento na capital. Em apenas 18 meses, o Governo do Distrito Federal (GDF) já liberou quatro novos viadutos para o trânsito: Trecho 1, Trecho 2, Sudoeste e, mais recentemente, Trecho 5, ampliando o acesso e garantindo mais segurança e fluidez para motoristas, ciclistas e pedestres.

Com investimento de R$ 160 milhões, o projeto está transformando a região central de Brasília, com a construção de novas vias, corredores de ônibus, ciclovias, passarelas e passagens subterrâneas para pedestres. A parte viária no sentido Eixo Monumental está praticamente concluída, e o cronograma segue em dia.

A previsão da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) é entregar todo o viário concluído nos primeiros meses de 2026, e a totalidade da obra até abril do mesmo ano.

Trecho 1 – Ligação entre a EPTG e o Setor Policial Sul

No Trecho 1, as obras viárias estão praticamente concluídas. Neste momento, máquinas e operários trabalham na conclusão da faixa exclusiva de ônibus que fará a ligação da EPTG ao Setor Policial Sul, passando por baixo do novo viaduto. Outra frente de serviço atua na ampliação da passarela de pedestres da Octogonal, que está em fase final de execução e vai oferecer mais segurança e acessibilidade para quem circula a pé pela região.

“Esperamos, com isso, trazer mais fluidez ao trânsito, uma vez que os ônibus seguirão pelo corredor de ônibus desde a EPTG até o Terminal Asa Sul, passando pelo Setor Policial Sul”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Trecho 2 – Nova ligação entre Octogonal, Sudoeste e Epig

O Trecho 2 também apresenta avanços significativos. As estruturas dos dois novos viadutos estão concluídas, e, neste momento, a empresa contratada trabalha na escavação do trecho que vai conectar a Octogonal e o Sudoeste à Epig, garantindo fluxo livre, sem semáforos ou interrupções. Além disso, segue em andamento a troca do pavimento asfáltico por concreto — material mais resistente e duradouro, ideal para vias de grande tráfego — no trecho em frente à Quadra 105 do Sudoeste, no sentido Taguatinga.

Trecho 4 – A parte mais complexa da obra

Trechos trabalhados refletem o objetivo central de melhorar as condições de circulação no DF 

O Trecho 4 concentra os serviços mais desafiadores da obra. Ali serão erguidos dois novos viadutos e três passagens subterrâneas de pedestres. As fundações dessas estruturas já estão concluídas, e o trabalho atual se concentra na substituição do asfalto por concreto, etapa essencial para garantir maior durabilidade e resistência ao tráfego intenso de veículos e ônibus articulados.

Trecho 5 – Pavimento renovado e novo viaduto concluído

No Trecho 5, os serviços avançam em várias frentes. O pavimento asfáltico foi totalmente substituído nos dois sentidos da via, em frente ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Paralelamente, segue em andamento a construção do corredor exclusivo de ônibus no canteiro central, além da pavimentação da via que vai ligar o novo viaduto ao corredor de transporte público. A escavação do viaduto também já está concluída.

“Cada entrega reforça o compromisso do GDF com a mobilidade e o bem-estar da população. Estamos transformando o presente e construindo o futuro da nossa cidade, com planejamento, trabalho e resultados concretos”Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura

“Nos próximos dias, haverá uma nova mudança no trânsito no sentido Taguatinga: o início da faixa reversa atualmente em operação será antecipado, e os veículos que trafegam nessa direção passarão a ter duas faixas de rolamento por cima do novo viaduto, o que vai melhorar a fluidez e reduzir congestionamentos”, adianta Casimiro.

Trecho 6 – Novas pistas, ciclovia e paisagismo

O Trecho 6 também segue dentro do cronograma. As duas novas pistas em pavimento de concreto, localizadas na região que passa atrás do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), estão concluídas. Atualmente, a empresa contratada atua na instalação de meios-fios, construção de estacionamentos em piso intertravado, execução de calçadas e ciclovia, além do paisagismo do canteiro central, que vai transformar a paisagem urbana e valorizar a região.

“Em 18 meses, quatro viadutos foram liberados para o trânsito, ampliando o acesso, melhorando a fluidez e garantindo mais segurança para quem circula todos os dias – Trecho 1, Trecho 2, Sudoeste e, mais recentemente, Trecho 5”, ressalta o secretário de Obras. “Cada entrega reforça o compromisso do GDF com a mobilidade e o bem-estar da população. Estamos transformando o presente e construindo o futuro da nossa cidade, com planejamento, trabalho e resultados concretos.” 

A obra da Epig é considerada estratégica para o sistema viário do DF, pois vai reduzir o tempo de deslocamento, melhorar o transporte público e integrar diferentes regiões de Brasília em um corredor moderno e sustentável. O projeto é mais um passo importante na consolidação de uma mobilidade urbana de qualidade, voltada para o futuro e para as pessoas.

Fonte: Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS