O Governo do Distrito Federal (GDF) e a União formalizaram, nesta quinta-feira (10), a doação de um terreno no Noroeste para a construção de um templo católico, que será administrado pelo Ordinariado Militar do Brasil. O terreno, com cerca de 3.800 m², está localizado no Comércio Regional do Noroeste (CRNW 706), próximo ao Núcleo da Fé.
Essa doação foi realizada por meio de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento (Terracap), representando o GDF, e o Ministério da Defesa, com o apoio da Superintendência do Patrimônio da União no DF. Em maio de 2023, a doação foi registrada no Diário Oficial da União (DOU) e, agora, oficializada em cerimônia no local. O terreno, dividido anteriormente em dois lotes, tem um valor estimado de R$ 16,5 milhões.
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância de garantir espaços para a fé em todas as áreas do Distrito Federal. Ele destacou que, no passado, os bairros eram planejados sem a devida atenção para os templos religiosos, algo que foi corrigido por meio de uma lei que regulariza esses espaços. “A religião complementa o trabalho do governo, chegando onde o Estado nem sempre consegue alcançar”, afirmou.
O projeto do templo foi planejado para atender à comunidade católica local, que há anos aguardava por um espaço adequado para as práticas religiosas. O arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, destacou a importância dessa conquista, explicando que a comunidade vinha utilizando os blocos residenciais para suas atividades, e agora terá um local dedicado à fé e aos sacramentos.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, celebrou a concretização desse pedido antigo da comunidade, ressaltando o empenho de todos os envolvidos para que o projeto se tornasse realidade. Segundo ele, a construção do templo no Noroeste simboliza a plantação de uma “semente de fé” para a região.
O governador Ibaneis Rocha também reforçou o convite ao papa Francisco para participar das celebrações do aniversário de 65 anos de Brasília, em 2025, um pedido feito durante a recente visita do arcebispo Dom Paulo a Roma.
Essa doação de terrenos religiosos faz parte de um programa de regularização de templos promovido pela Terracap, que já regularizou mais de 600 espaços religiosos no Distrito Federal, com a meta de regularizar ainda mais templos nos próximos anos.
*Com informações da Agência Brasília