Distrito FederalGDF investe em infraestrutura e entrega novas calçadas e PECs no Jardim...

GDF investe em infraestrutura e entrega novas calçadas e PECs no Jardim Botânico

Empenhado na missão de melhorar a acessibilidade e a segurança nas regiões administrativas, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai entregar, em breve, mais de 6 km de calçadas em diferentes pontos do Jardim Botânico.

Para melhorar a acessibilidade e a segurança da população, mais de 6 km de calçadas estão sendo construídos em diferentes pontos do Jardim Botânico | Foto: Reprodução

A construção dos passeios ocorre em três locais estratégicos da região administrativa. O primeiro, de 1,5 km, entre a Avenida Dom Bosco e a Estrada do Sol, já foi concluído. Outro trecho está situado entre o Condomínio Ouro Vermelho e a fronteira com São Sebastião, totalizando 3,2 km de calçadas. Esses dois trechos são executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Ainda há uma área no Jardim Botânico III que receberá 1,5 km de passeios. Nesse trecho, os serviços são conduzidos pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

O administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Martins, destaca o trabalho do GDF na infraestrutura da cidade. “Nossa meta é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população do Jardim Botânico. Essas obras visam aprimorar a acessibilidade, atendendo às necessidades especiais de alguns cidadãos. É um cuidado que a população merece, e o Estado está cumprindo seu papel da melhor maneira possível”, enfatizou.

A construção dos passeios ocorre em três locais estratégicos do Jardim Botânico; obras são executadas pela Novacap e pela Terracap, em parceria com a administração regional| Foto: Reprodução

Morador da região há 25 anos, o sanitarista João Armando, 55 anos, caminha diariamente pelos trechos beneficiados e celebra a sensibilidade do GDF e da administração regional. “Agora temos melhores condições de transitar. São obras muito importantes que, quando concluídas, vão melhorar ainda mais o acesso à cidade”, destaca.

Mais entregas

Além das calçadas, a população do Jardim Botânico também ganhou dois Pontos de Encontro Comunitário (PEC), nos bairros Mangueiral e João Cândido. A inauguração dos espaços foi celebrada por Guilherme Marcelino Holanda, de 30 anos.

“Gostamos muito de ter esses PECs. O Jardim Botânico era uma área negligenciada, e as melhorias são notáveis. O GDF e a administração estão cumprindo seu compromisso com a cidade; quem se beneficia é a população”, afirma o autônomo, morador da região há 28 anos.

Guilherme Marcelino Holanda elogia a atenção que o governo tem dedicado à região: “As melhorias são notáveis. O GDF e a administração estão cumprindo seu compromisso com a cidade” | Foto: Reprodução

Além dessas entregas, a população do Jardim Botânico já é beneficiada com o avanço das obras do viaduto da região administrativa. Demandado há tempos pelos moradores locais, o novo complexo viário contará com dois viadutos em nível e uma trincheira com 1,5 quilômetro de extensão.

Serão três faixas em cada sentido. Quem estiver indo ou voltando da Ponte JK passará por baixo, enquanto aqueles que desejarem seguir para o Lago Sul utilizarão a parte superior. O objetivo é aliviar o trânsito na via, que recebe diariamente cerca de 50 mil veículos provenientes de regiões como Jardim Botânico, São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.

Em agosto, a alça que sai da Estrada Parque Contorno (DF-001) e dá acesso ao Lago Sul pela Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV) foi liberada para os motoristas.

O método de trincheiras é o mesmo empregado em outras intervenções viárias do DF, como o Viaduto do Riacho Fundo, que terá duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos da via, contemplando tanto quem se desloca em direção a Samambaia quanto aqueles que desejam ir ao Plano Piloto.

 

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS