O Governo de Goiás está lançando dois editais com um total previsto de R$ 2 milhões para apoiar projetos que visam fortalecer a participação feminina nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Estes editais, lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no âmbito do programa Goianas na Ciência e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), têm como objetivo promover a equidade de gênero e encorajar meninas e mulheres a seguirem carreiras nestas áreas.
Pesquisadoras vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediadas em Goiás podem participar desses editais. O secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, enfatiza a importância de impulsionar a participação feminina nessas áreas e de apoiar mulheres em suas jornadas científicas e empreendedoras.
Os editais oferecem auxílio financeiro para projetos de pesquisa científica e tecnológica coordenados por mulheres, bem como para projetos de extensão nessas áreas. O primeiro edital destina-se a pesquisas científicas e tecnológicas, enquanto o segundo é voltado para projetos de extensão, ambos liderados por pesquisadoras. Esses recursos também incluem financiamento para bolsas de iniciação científica e iniciação científica júnior, visando atrair e reter meninas nessas áreas do conhecimento.
O programa Goianas na Ciência e Inovação busca alinhar-se aos objetivos da ONU em relação à participação das mulheres na pesquisa e inovação. Por meio desses editais, o governo estadual visa criar políticas públicas que incentivem uma maior representatividade feminina nessas áreas, com o intuito de mostrar que as mulheres podem inovar e contribuir significativamente para a ciência e a tecnologia.
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Governo de Goiás