Em um esforço conjunto para promover a inclusão e o empoderamento feminino, os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Mulheres firmaram nesta quarta-feira (3) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A iniciativa visa qualificar e inserir jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social em atividades de alta qualificação no comércio exterior.
Unindo esforços para a mudança
“Empresas atuantes no comércio exterior se apresentam como uma oportunidade para as mulheres receberem melhores salários e desenvolver maior nível de qualificação”, afirma o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, complementa: “É uma oportunidade para fazer a diferença na vida de jovens mulheres e criar um caminho para que façam crescer sua renda e assim tenham maior participação na economia. Sabemos que historicamente as profissões mais bem remuneradas são ocupadas em sua maioria por homens e queremos mudar essa realidade”.
Capacitação para o futuro
O acordo prevê a oferta de cursos em EAD, mentorias, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora. As participantes também receberão apoio para a criação de seus próprios negócios na área.
Dados que motivam a ação
Segundo estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, as mulheres ocupam apenas 32,5% dos empregos no setor, e apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem mulheres em seus quadros societários.
Priorizando as mais necessitadas
O público-alvo da iniciativa são jovens mulheres entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, um grupo que enfrenta desafios específicos no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, mais de 10,9 milhões de jovens nesse perfil estão sem emprego e sem estudar por falta de oportunidades.
Programas complementares
A iniciativa se soma a outros programas do governo federal, como o Elas Exportam, do MDIC, e o Asas Pro Futuro, do Ministério das Mulheres. O Elas Exportam oferece mentorias e capacitações para mulheres que desejam ingressar no mercado exportador, enquanto o Asas Pro Futuro visa ampliar a participação de mulheres jovens em áreas estratégicas do desenvolvimento econômico.
Um futuro promissor para as mulheres
A parceria entre os ministérios representa um passo importante para a construção de um futuro mais justo e igualitário para as mulheres no mercado de trabalho. Ao investir na qualificação e inserção profissional de jovens mulheres, o governo federal abre portas para novas oportunidades e contribui para o desenvolvimento social e econômico do país.
Por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)