Os pacientes internados no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) tiveram um Dia de São João diferente nesta quarta-feira (24). Para celebrar a data e proporcionar um ambiente mais acolhedor durante o período de internação, a equipe de nutrição preparou um cardápio especial inspirado nas tradicionais festas juninas.
A iniciativa, promovida pelo Hospital de Base, unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), contemplou pacientes, acompanhantes e colaboradores, sempre respeitando as orientações médicas e as dietas específicas de cada pessoa.
A ação faz parte das atividades de humanização desenvolvidas pela instituição em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, buscando proporcionar momentos de conforto emocional durante o tratamento. Diariamente, cerca de mil colaboradores e aproximadamente 1.200 pacientes e acompanhantes recebem refeições preparadas pela unidade.
Segundo a chefe do Núcleo de Produção e Nutrição do Hospital de Base, Ana Cecília Nunes, a alimentação também desempenha um papel importante no acolhimento dos pacientes.
“Comida é aconchego, é referência de casa. Os pacientes internados não podem sair, então nós tentamos trazer um pouco de lar para eles”, destacou.
- GDF anuncia R$ 12 milhões para ampliar regularização da rede elétrica na 26 de Setembro
- Feira Solidária incentiva empreendedorismo feminino nos Centros de Referência da Mulher do DF
- GDF decreta ponto facultativo na segunda-feira durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
- Procon-DF intensifica fiscalização em postos de combustíveis para garantir transparência aos consumidores
- Via entre Guará e Núcleo Bandeirante será interditada por cinco dias para obras de drenagem
O almoço especial reuniu pratos típicos das festas juninas, como frango caipira, carne assada ao molho, quibe de mandioca, acompanhado de suco de acerola. Na sobremesa, os pacientes receberam churros de colher e paçoca.
Ao longo do dia, o cardápio continuou com outras receitas tradicionais. A merenda contou com canjica e banana, enquanto o jantar foi composto por ensopado à flamengo, creme de milho e caldo de frango, seguido de melancia e pudim de tapioca como sobremesa. Para encerrar a programação, a ceia incluiu bolo de fubá com erva-doce e suco de uva.
Internado há 15 dias no Hospital de Base, Silvan Abrão Gomes, de 64 anos, aprovou a iniciativa. Segundo ele, além da qualidade da alimentação oferecida diariamente, o cardápio junino tornou o dia ainda mais especial.
A esposa dele, Maristela da Abadia Teles Gomes, que o acompanha durante a internação, também ressaltou a importância da ação. Para ela, receber alimentação no hospital facilita a rotina dos acompanhantes, que muitas vezes não conseguem deixar a unidade para realizar as refeições.
A iniciativa reforça o compromisso do IgesDF com a humanização da assistência hospitalar, utilizando a alimentação como uma forma de acolhimento, conforto e cuidado durante o período de tratamento.
Com informações da agência Brasília

