Nesta quinta-feira (10) o auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi palco de mais uma ação que faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama. Os serviços de Mastologia e Ginecologia, com o apoio da Gerência de Atenção Multiprofissional (Geamu) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, organizaram uma conversa entre especialistas da saúde da mulher com o tema Combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero: Mitos, Fatos e Cuidados.
O bate-papo teve a participação da chefe do serviço de mastologia do HBDF, Mayra Teixeira, da Chefe do serviço de Ginecologia, Renata Maluf, da psicóloga Andrea Chaves e da Gerente Geral de Assistência e ginecologista, Fernanda Hak. O público-alvo da ação foram as colaboradoras do Hospital de Base que puderam tirar dúvidas sobre prevenção aos tipos de câncer, desmistificar informações e debater temas relevantes da área.
Antes das conversas com especialistas, as colaboradoras participaram de uma sessão de ginástica laboral. Na abertura do evento, o superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, agradeceu a presença de todas as colaboradoras e exaltou o papel e a força do trabalho das mulheres no HBDF. “Mais de 60% do quadro do Hospital de Base é feito por mulheres. A força feminina realmente é o que levanta esse gigante. Nada mais justo do que no mês do Outubro Rosa, realizarmos um evento para cuidar de quem cuida da gente, que são vocês, mulheres”, disse.
Cuidando da saúde do corpo e da mente
A psicóloga Andrea Chaves abordou o tema da saúde mental da mulher na palestra sobre primeiros-socorros psicológicos. “As mulheres, de forma geral, têm uma tendência a achar que conseguem resolver tudo sozinhas. Mas isso é uma inverdade e precisamos tirar isso da nossa cabeça”, disse. Ela deu dicas sobre como as pessoas devem abordar pessoas que estão em sofrimento psicológico emergencial.
Em seguida, a chefe do serviço de Mastologia do Hospital, Mayra Teixeira, falou sobre a história da criação da comemoração do Outubro Rosa, que teve início nos Estados Unidos. E também lembrou sobre a importância da realização dos exames preventivos como a mamografia. “O autoexame não substitui a necessidade de exames como a mamografia de rotina e o exame clínico feito pelo especialista. O autocuidado é se conhecer, saber como é o seu corpo e reconhecer que algo pode estar fora do normal com um olhar mais cuidadoso”, explicou.
A chefe do serviço de Ginecologia Oncológica, Renata Maluf, e a gerente geral de Assistência do HBDF, Fernanda Hak, falaram sobre a necessidade das colaboradoras realizarem o exame preventivo anualmente com o intuito de diminuir a incidência de câncer de colo de útero. “É um câncer totalmente prevenível. Então com a coleta da prevenção todo ano seria possível ter uma cobertura melhor diminuindo a incidência. Prevenir ajuda a evitar as etapas mais avançadas da doença”, lembrou Renata. Elas falaram ainda sobre a vacinação contra o vírus do HPV e tiraram dúvidas das colaboradoras presentes.
O evento teve o sorteio de lembrancinhas para as participantes, que também contaram com ações, promovidas pela equipe do Projeto Acolher, como uma consultoria de beleza com a profissional Janice Siqueira e uma palestra com a nutricionista Michelle de Souza que falou sobre dicas nutricionais voltadas especificamente para a saúde da mulher.
Dentro das ações do Outubro Rosa, o Hospital de Base inaugurou a Sala da Mulher, um espaço permanente no centro cirúrgico voltado para cirurgias oncológicas de cânceres que afetam principalmente as mulheres, como o de mama e o de colo de útero. A iniciativa inclui a realização de um mutirão de cirurgias oncológicas, no qual a equipe do hospital planeja executar até 70 procedimentos durante o mês de outubro.
*Com informações do IgesDF