Na semana passada, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi agraciado com o Selo Dourado, entregue pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. Isso representa um reconhecimento pelo apoio ao aleitamento materno por meio da Sala Dourada, situada junto ao Banco de Leite Humano do HRSM. Este espaço, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, destina-se a todas as colaboradoras, incluindo empregadas terceirizadas, que estão em fase de amamentação e necessitam coletar ou armazenar leite materno durante o expediente.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, destaca que o Selo Dourado reflete o cuidado humanizado com as colaboradoras, oferecendo suporte às mulheres que, como provedoras de seus lares, precisam conciliar trabalho e amamentação. Segundo ela, o HRSM é um apoio essencial para esse ato de amor.
A Sala Dourada tem como objetivo assegurar a continuidade do aleitamento materno e promover o retorno e a permanência das mães no mercado de trabalho. O Decreto n.º 45.195, que estabelece a instalação de salas de amamentação em órgãos públicos do Governo do Distrito Federal, foi publicado no ano passado. Essas salas devem ser instaladas em locais apropriados, oferecendo conforto e privacidade, criando um ambiente tranquilo para a nutriz, sem interrupções externas.
Maria Helena Santos, chefe do Serviço do Banco de Leite Humano do HRSM, expressa a gratificação por saber que o hospital promove e protege o aleitamento materno, recebendo reconhecimento por esse esforço. Além da Sala Dourada, inaugurada em 2014, existe um grupo no WhatsApp para colaboradoras grávidas ou que retornaram ao trabalho, buscando orientações sobre amamentação.
Ela enfatiza que a sala destinada às mães trabalhadoras amamentando possui credenciamento do Ministério da Saúde. O Banco de Leite oferece suporte desde a gestação até o retorno ao trabalho, ajudando as mães a manter o aleitamento materno e armazenar leite para seus bebês.
Maria Helena considera que o Selo Dourado reflete todas as ações do Banco de Leite e representa um passo em direção ao credenciamento como Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O HRSM já constituiu uma comissão e coordenação, realizando treinamentos e conscientização para todas as equipes sobre a importância desse credenciamento para a unidade hospitalar.
*Com informações do Igesdf