Um incêndio de grandes proporções atinge a Floresta Nacional de Brasília (Flona) desde terça-feira (3). Para conter as chamas, uma força-tarefa composta por 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas trabalha incansavelmente.
As condições climáticas, com altas temperaturas, baixa umidade do ar e fortes ventos, dificultam o trabalho dos bombeiros. Mesmo assim, até o momento, três das cinco linhas de fogo foram controladas. No entanto, o incêndio já consumiu cerca de 38,58% da área total da Flona, equivalente a 2.176 hectares.
“A complexidade desse incêndio exige um esforço conjunto de diversas instituições”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes. “Estamos intensificando as ações de combate ao fogo com o objetivo de proteger as áreas críticas da Flona e garantir a segurança da população.”
Foco na proteção da fauna e flora
Os bombeiros concentram seus esforços na proteção das matas de galeria e das nascentes da reserva, áreas de extrema importância para a biodiversidade local. O fogo que se aproximava de áreas de chácaras já foi contido, e as equipes agora atuam no rescaldo.
Além do CBMDF, participam da operação equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Jardim Botânico, do Brasília Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Militar do DF e da Fundação Jardim Zoológico
*Com informações da Agência Brasília