O Metrô-DF foi reconhecido por mais uma ação de destaque, ao ter o projeto “Treinamento de Conscientização e Atendimento sobre Usuários Autistas” entre as dez melhores práticas de sistemas metroferroviários nacionais, apresentado no 7º Workshop de Melhores Práticas da ANPTrilhos. Esse trabalho demonstra o empenho da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal em melhorar o atendimento a pessoas com espectro autista, capacitando seus colaboradores para reconhecerem e atenderem as necessidades específicas desse público.
Desde fevereiro de 2022, novas diretrizes foram introduzidas no atendimento a pessoas com deficiência, permitindo a entrada de cães de assistência para autistas, além de ajustes operacionais importantes para garantir mais acessibilidade. Essa mudança amplia o suporte a esses usuários no sistema metroviário.
Em outubro de 2023, a parceria firmada com a Associação Brasileira de Autismo Comportamento e Intervenção (Abraci-DF) intensificou os treinamentos dos colaboradores, complementada em 2024 por outro curso com especialistas da OAB-DF. O foco central desses treinamentos é oferecer um atendimento empático, ágil e adaptado às necessidades dos usuários com autismo, inclusive durante crises, garantindo que possam utilizar o transporte com segurança.
Além disso, o Metrô-DF lançou uma campanha de conscientização com materiais nas estações e redes sociais, promovendo o uso de vagões exclusivos para pessoas autistas e o reconhecimento de deficiências invisíveis. A criação de materiais explicativos sobre o uso de cordões para identificação de pessoas com deficiências não visíveis também faz parte dessa ação.
Geane Teixeira de Castro, chefe de treinamento da Gerência de Estações, reforçou a importância da capacitação ao apresentar o case no workshop, destacando que todos os colaboradores foram treinados para lidar de forma prática e sensível com as especificidades dos autistas, evitando mal-entendidos e garantindo que cada usuário seja atendido com o respeito que merece.
O compromisso com a inclusão vai além. O Metrô-DF também desenvolveu um programa de treinamento para seus colaboradores voltado ao atendimento de usuários surdos, em parceria com o Instituto Nossa Senhora do Brasil. Um curso básico de Libras foi disponibilizado e o aplicativo DF Libras CIL, que conecta os funcionários a intérpretes em tempo real, está em uso nas estações, facilitando o atendimento aos surdos.
Essas iniciativas refletem o esforço constante do Metrô-DF para melhorar a acessibilidade e oferecer um atendimento mais inclusivo, reafirmando o compromisso de sempre aprimorar o serviço prestado aos seus usuários.
*Com informações do Metrô-DF