Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), promoveu, na última terça (16), uma palestra para mais de 70 servidores do GDF sobre práticas de acolhimento a mulheres em situação de violência e a importância da atenção à saúde mental nesse processo.
A atividade foi conduzida pelas médicas psiquiatras da SES-DF Tahyná Risuenho e Flávia Pontel, que apresentaram dados sobre saúde mental da mulher e destacaram a relevância do trabalho integrado entre os equipamentos das duas secretarias.
“O acolhimento à mulher exige sensibilidade e, ao mesmo tempo, firmeza no cuidado”Celina Leão, vice-governadora
“O acolhimento à mulher exige sensibilidade e, ao mesmo tempo, firmeza no cuidado. Avançar nessa integração entre saúde e proteção social é fundamental para oferecer políticas públicas efetivas”, destacou a vice-governadora do DF, Celina Leão.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, afirmou que “nosso compromisso é garantir que as mulheres recebam não apenas proteção contra a violência, mas também apoio integral, especialmente no campo da saúde mental. Essa parceria fortalece nossa rede de atendimento.”
Segundo a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, a iniciativa reflete o caráter complementar das ações. “Trabalhar a proteção da mulher envolve trabalhar a saúde mental. A promoção da mulher exige esse cuidado, porque são dimensões que se complementam. Hoje é um dia de celebração pela realização deste evento”, disse.
Fonte: Agência Brasília