Distrito FederalJardim Urbano recebe 3ª edição do Capital Expo Coffee

Jardim Urbano recebe 3ª edição do Capital Expo Coffee

Com toques doces, amargos ou florais, o café conquistou seu lugar no dia a dia dos brasileiros e se transformou em base para uma infinidade de produtos, desde bebidas alcoólicas até doces. A 3ª edição do Capital Expo Coffee, realizada entre sexta-feira (30) e domingo (1º) no Jardim Urbano do Conjunto Nacional, celebra essa paixão nacional e reúne produtores, especialistas e amantes da bebida.

O evento, que conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Turismo, apresenta mais de 20 marcas nacionais e locais, oferecendo desde cafés especiais e chás artesanais até pães, doces e vinhos. “Nossa curadoria valoriza os produtores locais e traz novidades do mercado nacional, com cafés cultivados em fazendas do Distrito Federal, como a Fazenda Minelis e a Fazenda Granutto”, destaca Jéssica Lima, organizadora do evento.

A vice-governadora, Celina Leão, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento econômico local: “O apoio do GDF ao Capital Expo Coffee significa investir em um setor que gera empregos e renda, além de promover a produção brasiliense de café.”

Em 2023, o Distrito Federal produziu mais de 1,7 mil toneladas de grãos de café, em uma área de 400 hectares, demonstrando o potencial da região nesse setor.

Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o evento é uma oportunidade de divulgar os produtos locais no mercado internacional: “Os cafés do Distrito Federal têm qualidade excepcional e estão ganhando cada vez mais reconhecimento mundial.”

Bancário André Duarte, 38 anos: “Gosto de todos os tipos de café, mas claro que os especiais são mais gostosos. Sempre é bom tomar um cafezinho diferente”| Foto: Reprodução

A programação do Capital Expo Coffee inclui oficinas, palestras, apresentações musicais e atividades para crianças. Uma das atrações é a oficina de drinks com café, que demonstra a versatilidade da bebida. Além disso, especialistas abordaram a importância da polinização das abelhas para a produção de café de alta qualidade.

A produtora rural Silvia Helena Guimarães, da Granutto Cafés, destaca a importância da sustentabilidade e da tecnologia na produção de café de qualidade. “Trabalhamos do pé ao pó, garantindo que o grão seja mantido com a mesma qualidade desde a plantação até a xícara do consumidor”, afirma.

Produtora rural Silvia Helena Guimarães: “Basta dar ao cerrado o que ele precisa que ele te devolve em dobro, é uma terra super fértil. E na minha fazendo nós convivemos com os animais, sempre prezando pela sustentabilidade”| Foto: Reprodução

O evento atraiu diversos visitantes, como o bancário André Duarte, que aproveitou a oportunidade para conhecer novas marcas e sabores.

Programação da 3º Capital Expo Coffe

‌Sábado (31)
13h – Programação infantil com Tio André
14h – Palestra 3 – Nayane Barreto (MasterChef)
15h – Palestra 4 – Café Solare
16h – Palestra 5 – Arquitetura e café
17h – Oficina 2 – Cozinhando com a chef Nana Barreto
18h – Programação musical
20h – Final da Copa V60

Domingo (1º)
14h – Oficina 3 – Métodos de preparo (Barista Atitude)
15h – Programação infantil com Tio André
16h – Oficina 4 – Barista em Casa (Solare Cafés)
18h – Programação musical


A programação segue até domingo (1º) e é aberta ao público | Foto: Reprodução

*Com informações da Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS