A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) inicia nesta semana o projeto Jornada da Mulher Trabalhadora na Cidade Estrutural. A iniciativa, que já está em andamento no Riacho Fundo desde agosto, visa qualificar profissionalmente mulheres de diversas regiões administrativas do DF, proporcionando oportunidades de emprego e renda.
Cursos profissionalizantes e gratuitos
Na Cidade Estrutural, 210 mulheres serão capacitadas em cursos de alongamento de unhas, trancista e designer de sobrancelhas. As aulas, com carga horária de 80 horas, serão ministradas em estrutura montada no Setor Central da região, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.
Empoderamento e autonomia financeira
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o programa é fundamental para o empoderamento feminino: “Essa iniciativa leva qualificação às mulheres, promovendo não apenas o desenvolvimento profissional, mas também a autonomia financeira”.
A coordenadora do Instituto Cultural e Social do Distrito Federal (InCS), Karina Martins, reforça a importância do projeto: “Nosso objetivo é oferecer não apenas qualificação, mas também empoderamento, garantindo que essas mulheres tenham as ferramentas necessárias para transformar suas vidas e alcançar independência econômica”.
Resultados e metas
Ao longo de quatro anos, o programa já certificou mais de 10 mil mulheres. A meta para esta edição é capacitar 2.500 mulheres em 12 regiões administrativas, incluindo Ceilândia e Itapoã.
*Com informações da Sedet-DF