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Mais de 600 mil pessoas visitam cemitérios do DF no feriado de Finados; Sejus oferece acolhimento e apoio psicológico

Mais de 1,3 mil atendimentos foram registrados em tendas de acolhimento instaladas nas seis unidades; serviço contou com apoio psicológico, orientações e Ouvidoria

Mais de 600 mil pessoas visitaram os seis cemitérios públicos do Distrito Federal entre a sexta-feira (31) e o domingo (2), durante o feriado de Finados. A ação foi acompanhada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável por supervisionar e fiscalizar a administração dos cemitérios e dos serviços funerários.

Para acolher os visitantes e oferecer suporte durante as homenagens, a Sejus montou tendas de atendimento ao lado das administrações cemiteriais, somando 1.308 atendimentos ao longo do período. As equipes prestaram 1.281 orientações gerais, 14 registros de ouvidoria e 13 atendimentos psicossociais, garantindo cuidado, escuta e encaminhamentos a quem buscou apoio.

A Sejus montou tendas de atendimento ao lado das administrações cemiteriais, somando 1.308 atendimentos ao longo do período | Fotos: João Teixeira/Sejus

Os atendimentos foram distribuídos da seguinte forma: Asa Sul (372), Taguatinga (331), Gama (206), Brazlândia (197), Sobradinho (123) e Planaltina (52).

A iniciativa, realizada anualmente, tem o objetivo de oferecer acolhimento humanizado às famílias e garantir que o serviço funerário funcione com qualidade e transparência. “Esse é um momento muito sensível para muitas pessoas, e o nosso papel é garantir não apenas a boa organização dos cemitérios, mas também oferecer um olhar acolhedor, com escuta e orientação a quem precisa”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Entre os visitantes que passaram pelo Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, estava Maria Zuma Batista Henrique, de 62 anos, moradora da Asa Norte. Ela elogiou o serviço prestado pela Sejus-DF. “O atendimento foi exemplar. Fui acolhida pelos psicólogos com muito respeito e atenção e consegui resolver rapidamente uma demanda que eu tinha. Saí de lá com o coração mais leve e muito agradecida”, contou Maria Zuma.

Cartilha

Maria Zuma Batista Henrique saiu do atendimento oferecido pela Sejus com o coração mais leve

Além dos atendimentos presenciais, a Sejus distribuiu materiais informativos sobre direitos e deveres nos serviços funerários e reforçou que a Cartilha de Orientações sobre Serviços Funerários e Cemitérios Públicos está disponível também em formato digital.

O material, em formato de perguntas e respostas, explica, por exemplo, quais funerárias são autorizadas a funcionar no DF, quais veículos são específicos para o transporte de corpos humanos, quem pode solicitar sepultamento gratuito e quais serviços não podem ser cobrados pelos cemitérios.

A cartilha ainda disponibiliza outros canais de atendimento para obtenção de informações, bem como para o registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios: a Central 162 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h), a Rodoferroviária (atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o Portal ParticipaDF.

*Com informações da Sejus-DF

Fontes: Agencia Brasilia 

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