A campanha “Feminicídio Zero” marcou presença na última sexta-feira (18/10) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, durante o jogo entre Cruzeiro e Bahia, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Representando a ministra Cida Gonçalves, a secretária Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), destacou a importância do engajamento dos times de futebol, que têm grande alcance entre a população.
“Precisamos quebrar o ciclo alarmante de violência contra a mulher. Isso só será possível com a conscientização da sociedade sobre os direitos das mulheres e a necessidade de protegê-las”, afirmou Evaristo durante a partida. Cruzeiro e Bahia reforçaram esse compromisso, divulgando amplamente o Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher.
Lucimara Cardozo, coordenadora da campanha pelo Ministério das Mulheres, lembrou que os índices de violência contra as mulheres aumentam em dias de jogos de futebol, com um crescimento de mais de 23% nos boletins de ocorrência. “Os estádios são espaços majoritariamente frequentados por homens, o que torna os clubes de futebol aliados estratégicos para alcançar esse público e promover conscientização”, destacou. Até o momento, dez clubes já assinaram a carta-compromisso para o fim do feminicídio.
O CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos, também ressaltou o papel social do futebol na mobilização. “É essencial que a sociedade avance e acabe com as violações dos direitos das mulheres. O clube está comprometido a realizar ações de conscientização e prevenção contra a violência de gênero”, afirmou o clube em suas redes sociais.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas no Brasil.
Mobilização Nacional
Lançada em agosto, em Brasília, com o lema “Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, a campanha “Feminicídio Zero” tem atuado em vários estádios do país. As ações incluem faixas em campo carregadas pelos jogadores, o selo Feminicídio Zero e o número do Ligue 180 nos uniformes, além da exibição de vídeos da campanha nos telões.
Além da partida no Mineirão, a campanha já esteve presente em outros jogos importantes, como a final do Campeonato Brasileiro Feminino entre Corinthians e São Paulo, no dia 22 de setembro, e em partidas das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.
A mobilização conta ainda com o apoio de artistas, influenciadores, empresas públicas e privadas, ministérios, movimentos sociais e organizações não governamentais, entre outros parceiros.
As informações são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).