Em parceria inédita com a Arquidiocese de Brasília, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lançou, na noite de sábado (31), o projeto “Não Temas, Maria!”. O evento, realizado no Auditório Pedro Calmon, reuniu lideranças religiosas, sociais e representantes da sociedade civil para discutir a importância da dignidade feminina e fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência.
O projeto “Não Temas, Maria!” marca o encerramento das ações do Agosto Lilás e visa promover ações educativas e formativas para conscientizar a população sobre a violência de gênero. A iniciativa busca, principalmente, as comunidades religiosas, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para as mulheres que sofrem violência.
“Este é um passo importante para transformar a vida de muitas mulheres em Brasília”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Queremos que todas as mulheres se sintam seguras e acolhidas em suas comunidades.”
A parceria entre a Secretaria da Mulher e a Arquidiocese de Brasília foi formalizada por meio de um termo de intenção, reforçando o compromisso das duas instituições em trabalhar juntas para combater a violência contra a mulher.
“A Igreja deseja ser um espaço de acolhimento e proteção para todas as mulheres”, afirmou Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília. “A fé pode ser uma força transformadora na vida dessas mulheres.”
Durante o evento, um painel de debates com especialistas e membros da Arquidiocese discutiu a importância da colaboração entre instituições religiosas e o poder público no combate à violência de gênero.
*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)