Os motoristas que trafegam diariamente pelo Sudoeste agora podem utilizar uma nova rotatória, que conecta a via do Terraço Shopping à Primeira Avenida e à Octogonal. A estrutura foi liberada nesta quinta-feira (5) e beneficiará cerca de 23 mil condutores que passam pela região todos os dias.
Essa intervenção faz parte de um conjunto de obras no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), onde seis pontos estão sendo modificados para melhorar a fluidez do trânsito e facilitar a mobilidade urbana. Na segunda fase do projeto, estão em andamento a construção de um corredor exclusivo para BRT (Bus Rapid Transit) e dois viadutos, com um investimento de R$ 160 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).
“A rotatória integra as obras do corredor BRT da Epig. Após a conclusão dessa fase, nosso foco será finalizar dois novos viadutos, o que vai proporcionar mais fluidez ao trânsito na região”, destacou Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura.
Segundo o secretário, a rotatória foi liberada antes do previsto para reduzir os impactos nas vidas de moradores e comerciantes locais: “A parte funcional da rotatória já está pronta, mas ainda estamos finalizando calçadas, paisagismo, meios-fios e iluminação, trabalhos que serão finalizados com a rotatória em funcionamento”.
A novidade foi bem recebida pelos usuários da via. O empresário Glauco Lima, que vive no Sudoeste há 20 anos, relembra como o trânsito era complicado antes das obras: “Tinha um semáforo na saída da avenida do Terraço Shopping que causava muitos engarrafamentos. Com essa rotatória, o trânsito vai fluir muito melhor”.
Gabriel Oliveira, personal trainer, também destacou a melhoria, afirmando que perdia muito tempo no trânsito da região, especialmente nos horários de pico. “Agora, com a rotatória, vai melhorar bastante o fluxo de veículos e reduzir o tempo no trânsito”, afirmou.
Na outra parte da Epig, as obras dos dois viadutos continuam em ritmo acelerado, conforme relatado pelo engenheiro Bruno Almeida, da Secretaria de Obras do DF. Atualmente, a fase de fundação do solo está em andamento, que consiste na preparação do terreno para a construção. “Quem sair da avenida do Terraço Shopping e se dirigir ao Plano Piloto poderá passar direto, por baixo dos viadutos, sem interrupções”, explicou.
Projeto dividido em etapas
As intervenções na Epig fazem parte do Corredor Eixo Oeste, que prevê 38,7 km de faixas exclusivas para o BRT, conectando o Sol Nascente ao Plano Piloto, além da Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), o que deve reduzir o tempo de deslocamento até o centro de Brasília em até 30 minutos.
A primeira fase finalizada foi o trecho 3, que inclui o viaduto que liga a Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, ao Parque da Cidade. Essa obra, batizada de Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, foi entregue em outubro de 2023 e contou com um investimento de R$ 24,6 milhões.
Já o trecho 1, que fica entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, contempla a implantação do corredor exclusivo, construção de dois viadutos, ciclovias, drenagem, pavimentação, sinalização e melhorias urbanísticas.
No segundo trecho, entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, estão previstos a criação de um corredor BRT e três viadutos, além de ciclovias e outras intervenções para a melhoria da infraestrutura.
A quarta etapa será realizada no trecho entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Nesta fase, serão construídos dois viadutos subterrâneos e passagens para pedestres, além da instalação de ciclovias e outras obras de urbanização.
*Com informações da Agência Brasília