Distrito FederalNova Sala de Amamentação da SEEDF Promove Inclusão e Bem-Estar das Servidoras

Nova Sala de Amamentação da SEEDF Promove Inclusão e Bem-Estar das Servidoras

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (DQVT) da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), inaugurou uma nova sala de amamentação nesta quarta-feira (28) no edifício sede da Secretaria.

Essa ação, que reflete as políticas de valorização e cuidado com as servidoras, busca tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor, atendendo às necessidades das servidoras, especialmente as mães. A criação da sala está em conformidade com o Decreto nº 45.195, de 23 de novembro de 2023, e com a Lei nº 7.057, de 05 de janeiro de 2022, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos do governo do Distrito Federal.

A escolha do mês de agosto para a inauguração foi feita em homenagem à campanha “Agosto Dourado,” que promove a conscientização e o incentivo ao aleitamento materno. Na ocasião, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou os desafios adicionais enfrentados pelas mães com filhos pequenos e a importância do apoio institucional para as mulheres, que representam cerca de 80% do quadro de servidores da Secretaria.

Para Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas, a criação da sala de amamentação demonstra o compromisso da SEEDF em assegurar que as servidoras possam exercer seus direitos plenamente, conciliando suas responsabilidades profissionais e maternas de forma digna e segura. “Este espaço é essencial para apoiar a saúde e o desenvolvimento infantil, além de contribuir para a qualidade de vida das servidoras”, afirmou.

Localização

A sala de amamentação está localizada no térreo do Shopping ID, na área destinada ao atendimento ao servidor pela Sugep. O espaço foi projetado para atender uma mãe por vez, garantindo conforto e privacidade com equipamentos como sofá, freezer, trocador e pia, além de utensílios básicos para higiene.

Daniela Araújo Ricci e seu filho Ravi foram os primeiros a utilizar a sala| Foto: reprodução

“Este espaço é essencial para todas as mulheres. Sabemos o quanto é difícil retornar ao trabalho cedo, e ter um ambiente com toda a infraestrutura e conforto necessário para cuidar dos nossos bebês é fundamental. É um ganho maravilhoso para nós, mulheres, e para a sociedade como um todo”, disse Daniela.

Fernanda Patrícia, diretora de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho da SEEDF, destacou que a criação da sala de amamentação reflete o cuidado da secretaria com as servidoras. “Queremos que as mães se sintam valorizadas e bem cuidadas, e que possam conciliar trabalho e maternidade de forma tranquila e segura. Esta sala representa um grande passo na melhoria da qualidade de vida das nossas servidoras”, afirmou.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS