A 17ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ocorrerá nesta segunda-feira (7), com o tema Outubro Rosa, das 8h às 17h, no Nuclão – Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco G, Loja 1 – Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Serviços de diversas áreas serão ofertados às mulheres durante o evento | Foto: Divulgação/DPDF
Este evento tem como objetivo atender mulheres em situação de vulnerabilidade e contará com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além do Ministério das Mulheres. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fornecerá água potável durante a atividade.
A cada mês, novas parcerias são estabelecidas para oferecer mais serviços direcionados a mulheres em risco. Na última edição, em setembro, participaram 22 parceiros. Desde o início da iniciativa, quase 24 mil atendimentos foram realizados em 16 edições.
“Ao priorizar a saúde e os direitos das mulheres, especialmente no contexto do Outubro Rosa, a instituição reafirma seu compromisso com a justiça social e a igualdade de gênero, contribuindo para a transformação da realidade de muitas mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade”, afirma a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, coordenadora da ação.
Serviços oferecidos
Na área da saúde, o evento contará com consultas com cardiologistas e exames de eletrocardiograma, oferecidos pela clínica Integracor, além de auriculoterapia e técnicas de ventosas, disponibilizadas pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac).
Orientações sobre o uso do Cartão Creche também serão oferecidas no dia | Foto: Divulgação
O Serviço Social do Comércio (Sesc) fornecerá consultas médicas, testes rápidos para sífilis, hepatite e PSA. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferecerá exames de autocoleta para HPV, destinados a mulheres de 30 a 49 anos, até as 11h. Caso o resultado seja positivo, será disponibilizado atendimento médico. Também haverá vacinação, oferecida pela Secretaria de Saúde (SES-DF).
A Secretaria da Mulher (SMDF) participará do evento distribuindo panfletos informativos e orientações para mulheres que sofreram violência, além de esclarecer questões sobre diversidade etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas.
O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará atendimentos psicossociais voltados à orientação, sensibilização e prevenção da violência doméstica contra a mulher, além de distribuir materiais informativos.
Apoio às vítimas de violência
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) fornecerá suporte psicossocial às vítimas de violência e seus familiares, enquanto a Polícia Militar do DF (PMDF) oferecerá orientação sobre a prevenção da violência doméstica e familiar.
Na área educacional, haverá vagas de estágio oferecidas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) para jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou tenham completado o ensino médio. Para se inscrever, é necessário apresentar CPF, RG e dados escolares.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também realizará cadastros para o programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). Além disso, a Secretaria de Educação (SEEDF) fornecerá informações sobre o Cartão Creche e o Cartão Material Escolar.
Oportunidades de emprego
No âmbito profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) disponibilizará vagas de emprego e apoio ao empregador, como emissão de CTPS Digital, informações sobre seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, além de inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação, incluindo o programa Prospera (microcrédito).
O evento também contará com transporte público gratuito em parceria com o BRB, operador do Sistema de Bilhetagem Automática do DF, e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Durante a atividade, serão oferecidos cartões sociais e diversos tipos de passes de transporte.
Parcerias
Entre as parcerias, a Caixa Econômica Federal estará presente para consultas ao PIS e ao FGTS, desbloqueio de aplicativos Caixa Tem e FGTS, emissão de boletos e renegociação de dívidas.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) realizará cadastros e oferecerá a carteira de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), além de informações sobre o Passe Livre Especial e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para promover a autoestima feminina, o Senac, por meio da Carreta da Beleza, oferecerá cortes de cabelo pela manhã e maquiagem à tarde.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) prestará atendimento sobre regularização e inscrição em programas habitacionais, enquanto a unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), disponibilizará 150 senhas para serviços socioassistenciais.
*Com informações da DPDF